100% das unidades de ensino de Campina Grande Sul participam do Dia do Desafio


Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas - Imagem: Prefeitura de Campina Grande do Sul

No final do mês passado, dia 29 de maio, todos os estabelecimentos municipais de ensino participaram do Dia do Desafio. Os professores de Educação Física promoveram junto aos alunos e servidores das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) atividades como alongamento, dança, brincadeiras e caminhada. 

A iniciativa de participar do Dia do Desafio tem como objetivo incentivar pessoas de diversas idades a praticar exercícios diariamente, conscientizar a todos sobre os riscos do sedentarismo e a importância de se movimentar regularmente, por pelo menos 15 minutos durante o dia.

Benefícios

Os benefícios à saúde pela prática de atividades físicas são inúmeros. O Dia do Desafio trouxe uma ótima oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da atividade física, promover hábitos saudáveis e fortalecer os laços comunitários por meio do esporte e do movimento. No Brasil essa ação é reconhecida pela Lei Nacional n° 13.645, de 4 de abril de 2018.

Origem

O Dia do Desafio teve origem no Canadá e foi criado em 1983 por um grupo de profissionais de Educação Física liderado por Marcos Faustino, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas. A ideia era promover uma competição amigável entre cidades, estimulando os cidadãos a se movimentarem e adotarem um estilo de vida mais ativo.

A primeira edição ocorreu na cidade de Moose Jaw, no Canadá, e envolveu uma disputa entre essa cidade e a cidade de Wichita, nos Estados Unidos. Desde então, o Dia do Desafio se espalhou para outros países e se tornou uma iniciativa global.

Atualmente o modelo foi adaptado e a ação se tornou livre, sem competição, sendo celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, com a participação de milhões de pessoas em todo o mundo.

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