A cidade de Colombo possui um espaço especial para acolher aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social pelas ruas do município. Localizado na Rua São Pedro, 840, no Jardim Fátima, o “Centro POP”, garante que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas e busquem as ruas da cidade como moradia ou sobrevivência.
Mantido pela Secretaria de Assistência Social, através do Departamento da Proteção Social Especial, o centro está realizando uma ação para recolher estes moradores, dando abrigo e conforto quando as temperaturas ficam abaixo dos 10 graus.
A secretária de Assistência Social de Colombo Elis Lazarotto destaca a importância das ações desenvolvidas no Centro. “Este, como muitos outros programas que compõem a Secretaria de Assistência Social, proporciona oferecer mais dignidade as pessoas que mais precisam, seja disponibilizando boas condições de saúde e higiene, um lugar para descansar e alimentação até o acesso aos seus direitos”, destacou Elis.
Segundo a coordenadora do equipamento, Izabela Strapasson, profissionais especializados realizam a abordagem nas ruas e após uma triagem, encaminham para o local. “Aqui trabalhamos para que seja primordial o regresso deste ou desta cidadã ao convívio familiar. Muitos beneficiários também chegam até nós por meio de busca espontânea”, destacou.
De acordo com a Secretaria, o atendimento é realizado 24 horas, todos os dias da semana. “Se alguém se deparar com uma pessoa em situação de rua, dormindo em via pública, marquises, praças, pedimos que entrem em contato conosco para que possamos nos dirigir até o local e prestar o atendimento necessário. Nem todos aqueles que são atendidos aceitam permanecer em acolhimento e optam por permanecer em situação de rua, o que é um direito deles”, finalizou Izabela.
Se você ver alguém em situação de rua entre em contato pelo telefone: 041 8712-9021.