PROJETO DE GESTÃO DE RISCO CLIMÁTICO TRANSFORMA VIDAS EM CURITIBA.
Quarenta e quatro famílias da Vila 29 de Outubro, no bairro Caximba, estão iniciando 2025 com uma nova perspectiva de vida. Após anos de vulnerabilidade social e ambiental, elas foram reassentadas no Bairro Novo da Caximba, um projeto inteligente e sustentável desenvolvido pela prefeitura de Curitiba.
O início de 2025 marca um importante recomeço para 44 famílias da Vila 29 de Outubro, que estão sendo realocadas para o bairro Novo da Caximba, como parte do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC). Na última terça-feira (17), o prefeito Rafael Greca acompanhou a mudança de parte do grupo e vistoriou as obras das fases 1 e 2 do programa, que propõe uma transformação urbana aliando habitação digna e infraestrutura sustentável.
Entre os dias 16 e 20 de dezembro, 28 famílias estão sendo reassentadas em suas novas residências. Elas se unem às 16 famílias que já haviam sido transferidas em novembro, somando um total de 104 famílias que agora vivem em segurança no novo bairro. As mudanças representam uma conquista significativa para essas famílias, que deixam para trás anos de extrema vulnerabilidade social e ambiental.
O bairro Novo da Caximba é fruto de uma iniciativa pioneira da prefeitura de Curitiba para combater a ocupação irregular em áreas de risco e promover a qualidade de vida. O projeto conta atualmente com 872 unidades habitacionais e comerciais em produção, aliando moradias seguras a soluções inovadoras de urbanismo e sustentabilidade.
A iniciativa reforça o compromisso de Curitiba com soluções urbanas inovadoras e inclusivas, sendo um exemplo de como a gestão pública pode transformar realidades e construir um futuro mais sustentável para todos.