Batalhão destaca apreensão de drogas, armas e redução de crimes na região metropolitana de Curitiba
O 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou nesta segunda-feira (06) o balanço das operações realizadas durante o ano de 2024. O relatório aponta importantes conquistas no combate à criminalidade, refletindo diretamente na segurança e tranquilidade da população.
Durante o ano, foram apreendidas 136 armas de diferentes calibres e modelos. As ações resultaram na detenção de 1.849 pessoas, das quais 215 foram presas por meio do cumprimento de mandados de prisão. Além disso, 282 veículos foram recuperados e retirados de circulação.
Entre as apreensões de drogas, destacam-se 200 quilos de maconha, 13 quilos de crack, 66 quilos de cocaína, 36 pontos de LSD e mais de 1.400 comprimidos de êxtase. O resultado contribuiu significativamente para a redução de crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes.
Um dos índices mais comemorados foi a queda de 43% nos furtos e roubos de veículos em comparação com o ano anterior, demonstrando o impacto positivo das operações do batalhão.
POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE
O comandante do 22º BPM, Major Lima, destacou a relevância do policiamento de proximidade como ferramenta essencial para estreitar os laços com a comunidade. “Estamos trabalhando muito com o policiamento de proximidade. Conhecer o comerciante, a pessoa da casa, isso cria um vínculo que facilita nosso trabalho”, afirmou.
ESTRUTURA E ATUAÇÃO DO 22º BATALHÃO
Fundado em 1º de novembro de 2012, o 22º Batalhão de Polícia Militar é uma peça fundamental na segurança da região metropolitana de Curitiba. Com atuação em nove municípios, o batalhão oferece serviços de proteção e vigilância à população.
Atualmente, o 22º BPM tem sua sede localizada em Colombo. Mas, a responsabilidade operacional da Unidade abrange outros oito municípios: Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Cerro Azul.
Além de três companhias, possui ainda o Pelotão ROTAM, Pelotão de Policiamento de Trânsito e Patrulha Rural Comunitária.