A Festa do Canteiro chegou no último domingo, dia 2 de junho, à sua 3ª edição no distrito de Borda do Campo, em Quatro Barras – o berço da cantaria na cidade, de onde vieram as pedras que pavimentaram e levaram desenvolvimento ao município e também às cidades de entorno, inclusive a capital Curitiba.
Foi para homenagear estes profissionais, que até hoje desenvolvem com habilidade esta atividade, que a festa passou a integrar o calendário oficial de eventos no município. Com promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a festa foi instituída desde a criação da lei que estabeleceu o Dia do Canteiro, de autoria do vereador Edson dos Santos Paula (Negão).
No domingo, uma ampla estrutura, com várias atrações movimentou a região. Já pela manhã, cerca de 500 pessoas participaram da caminhada ‘Cantarias do Anhangava’, um circuito que totaliza quase 8 km em uma das regiões mais bonitas e visitadas da cidade, nas imediações do Morro do Anhangava, passando por pedreiras da região.
A concentração dos participantes foi no próprio local da festa, no pátio da Subprefeitura da Borda do Campo. Lá uma estrutura com estandes da feira de artesanato e gastronomia, praça de alimentação, e um mega circuito de brinquedos infláveis, com 120 metros de extensão, já estavam à disposição do público.
O evento teve ainda costela fogo de chão e um repertório de shows locais e regionais. Subiram ao palco a banda Set List, os cantores Erick Baxuk, Cleiton Lima, e Márcio e Samuel, o tradicional grupo Os Bilias, finalizando a noite com o show acústico de Willian & Renan.
Quem participou da festa também pôde acompanhar de perto o trabalho dos canteiros, com demonstração das técnicas utilizadas para o corte manual das pedras.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin e a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, acompanharam a programação e destacaram a importância da valorização dos canteiros.
“Estamos aqui hoje para homenagear os canteiros, que eram nossos avós, nossos pais, nossos familiares, que iniciaram o trabalho com a pedra lá no início do século 20. Durante toda a semana temos trabalhado para oferecer uma bonita festa às famílias”, disse Adriana.
Natural da Borda do Campo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin, contou da alegria de participar do evento. “É uma satisfação estar aqui hoje, parabenizando as famílias, valorizando a nossa história e a nossa cultura. Quero agradecer todos os servidores e todas as pessoas envolvidas, que trabalharam para proporcionar esta bela festa”, afirmou Jarbas.
Ao dar as boas-vindas ao público, o prefeito Loreno Tolardo falou sobre a importância dos canteiros da Borda do Campo. “O trabalho da cantaria faz parte da nossa cultura e da nossa história. Foram estes profissionais que iniciaram o caminho do desenvolvimento e fortaleceram a economia do nosso município por décadas. É uma alegria estar aqui hoje”, disse Tolardo, ao parabenizar os canteiros.