56ª Festa Nacional da Ponkan começa nesta sexta-feira em Cerro Azul


Cidade foi reconhecida em 2023 como a capital nacional da ponkan – Imagem: Inove/Prefeitura de Cerro Azul

A 56ª edição da Festa Nacional da Ponkan será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, no Estádio de Futebol Arlindo Virgílio Pereira, no centro de Cerro Azul (PR). O Sebrae/PR estará presente no evento gratuito, com o objetivo de destacar ações ligadas ao setor do agronegócio, especialmente na citricultura do Vale do Ribeira. A Festa é organizada pela Prefeitura de Cerro Azul em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

“Também abordaremos gestão e planejamento das propriedades, agroindústrias, e estratégias de atuação no Vale do Ribeira. Uma novidade será a atração ‘Mestre dos Negócios’, um jogo em realidade virtual aumentada que apresentará desafios vivenciados pelos empreendedores no dia a dia de seus negócios e possibilitará enfrentá-los”, antecipa o consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista.

Também vão participar da Festa dois parceiros apoiados pelo Sebrae/PR na cadeia produtiva dos citros: a Associação Vale da Ponkan, com um espaço dedicado aos produtores que estão em busca da Indicação Geográfica (IG) da fruta, expondo seus cultivos e produtos artesanais; e a Associação e a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale).

Para Edilon dos Santos, presidente da Copavale, a Festa é o evento mais aguardado do ano em Cerro Azul. “É a oportunidade anual de o produtor expor o seu fruto de qualidade e deixar uma boa impressão do município. Também é uma vitrine de inovações e tradições locais, celebrando a cultura e a produção da ponkan, além de fortalecer a rede de agronegócios na região como um todo”, destaca.

Edilon conta que a migração da produção da laranja para a ponkan foi bastante produtiva. “Hoje, somos a capital nacional da ponkan, mas Cerro Azul já foi terra da laranja. Produzimos muita laranja, mas no decorrer do tempo, os produtores acabaram migrando para a ponkan. Foi a melhor decisão. Estamos muito otimistas, em uma fase crescente de plantação e produção. Hoje, existem cinco milhões de caixas de ponkan no município de Cerro Azul, e a cada ano isso tende a aumentar”, ressalta.

Indicação Geográfica

Ivan Evangelista explica ainda que a atuação do Sebrae/PR em Cerro Azul vem auxiliando na estruturação para obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) da Ponkan de Cerro Azul, com pedido depositado em novembro de 2023 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“Para conquistar a IG, os produtores de ponkan de Cerro Azul e outros municípios do Vale do Ribeira adotaram parâmetros de qualidade e rastreabilidade, estabeleceram vendas coletivas, estruturaram a própria associação e promoveram a identidade visual do produto. Essas ações destacam a importância do trabalho conjunto entre produtores e instituições parceiras para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtos locais”, afirma o consultor.

O Paraná ocupa o quarto lugar na produção de tangerinas no Brasil, com Cerro Azul sendo o maior produtor nacional, contribuindo com 9,2% da produção e 8,1% do Valor Bruto de Produção (VBP) da fruta no País, segundo dados de 2023 da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Serviço:
56ª Festa Nacional da Ponkan
Datas: 7 a 9 de junho de 2024
Local: Estádio de Futebol Arlindo Virgílio Pereira – Centro, Cerro Azul.
Entrada gratuita

Anterior PCPR atende 1,2 mil pessoas em ação de prevenção ao uso de drogas em Curitiba
Próximo Grande Sertão: Veredas estreia no Cine Passeio de Curitiba nesta quinta-feira