5° Festival Moniquense de Arte e Tradição (FEMOART), foi realizado neste último sábado (12) em Colombo, no Pavilhão de Eventos, do Parque Municipal da Uva, e contou com vinte apresentações de Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s), com mais de mil inscritos de diversas cidades do Paraná e contaram com muitos colombenses prestigiando o evento.
O concurso de performances artísticas competitivas individuais e coletivas, não era realizado há oitos anos e foi promovido pelo CTG Querência Santa Mônica. A realização faz parte da terceira etapa de classificação do Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha (Fepart) 2023.
Uma das responsáveis pela a organização do FEMOART, Daniele Oliveira, comenta sobre a realização. “Há oitos anos não realizávamos o Festival por falta de apoio, e neste ano conseguimos, é uma sensação muito grande estarmos aqui hoje em nossa casa”, salienta.
Bruno Dias Lemos, também um dos responsáveis pela a organização, do CTG Querência Santa Mônica, conta sobre essa experiência. “O FOMOART permite cultuarmos a nossas raízes, seja a italiana ou a gaúcha. O Festival é uma competição artística, mas acima de tudo, é cultivar nossas tradições. Fazer cultura hoje é muito difícil, mas todo esse esforço vale a pena. Agradecemos a Prefeitura de Colombo e ao CTG pelo apoio”, Descreve.
O Festival contou com apresentações adulta, veterana e infantil, trazendo Danças Tradicionais, Danças de Salão, Declamação, Trova, Causo, Canto, Gaitas, Violão e Chula.
A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, apoiou o evento, tendo como objetivo desenvolver o turismo no município e na cultura gaúcha.