A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, o 7º Curso de Operações Policiais, treinamento destinado a servidores de diversas forças de segurança pública do País. A abertura ocorreu na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba. Participam policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais. Além do Paraná, o curso conta com participantes de Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo e Acre. Referência nacional, ele teve sua primeira edição em 2015 e conta com instrutores altamente capacitados.
O objetivo é habilitar os agentes para atuar de forma eficaz em missões de alto risco, mediante a abordagem dos eixos éticos, técnicos, legais e com o emprego de táticas adotadas internacionalmente em unidades de operações especiais. Durante o curso, os alunos participarão de exercícios práticos que testarão suas habilidades em situações extremas. O curso é promovido pelo Centro de Operações Especiais (Cope) da PCPR e recebeu inscrição de 82 pessoas, das quais 34 passaram na prova e iniciam o treinamento.
O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, destaca que o número de inscrições reflete a credibilidade e a importância do treinamento. “As instruções deste curso foram pensadas e testadas para que os alunos cheguem o mais próximo possível da realidade que as polícias enfrentam nas ruas. Os policiais formados terão uma especialização e capacidade de trabalhar e intervir em situações de alto risco, em operações mais sensíveis que exigem um grau de preparo diferenciado”, disse.
“Tivemos inscrições de policiais de diferentes forças e estados que quiseram se habilitar e participar deste curso”, complementou.
O delegado titular do Cope, Rodrigo Brown, também destacou a importância do treinamento. “Investir em treinamento, preparo e capacitação resulta na redução de erros e no aumento do sucesso das ações policiais. Por isso, a realização deste curso é crucial para qualificar o efetivo e preparar novos policiais, garantindo que possamos oferecer reforços de qualidade às operações”, afirmou.
A matriz curricular do curso foi cuidadosamente elaborada, segundo a vice-diretora da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), Ana Cláudia Machado. “O 7º Curso de Operações Policiais foi meticulosamente desenvolvido para abordar temas essenciais, com foco especial nos eixos éticos, técnicos e legais. No caso do COP 7, o foco está em preparar os agentes para enfrentar os desafios das operações policiais, garantindo que eles estejam bem equipados para atuar com eficácia e segurança em situações de alto risco”, disse.
As instruções contam com o apoio de unidades especializadas da PCPR como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). Essa colaboração garante uma formação completa e alinhada com as mais modernas práticas de operações policiais. Além da Polícia Militar do Paraná, participam a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal.
Ao final do curso, os agentes serão certificados e estarão prontos para aplicar as técnicas aprendidas em suas respectivas áreas de atuação, elevando o nível de segurança pública em todo o Brasil. A formatura está prevista para o dia 30 de agosto, com uma cerimônia que reunirá autoridades e familiares dos formandos.