São José dos Pinhais é finalista do 5º Prêmio Internacional de Guangzhou para Inovação Urbana. O município foi indicado graças ao projeto “Tecnologia digital e participação social na vigilância e definição de áreas e ações prioritárias para o controle da febre amarela”.
Nesta edição a premiação reúne, além de São José dos Pinhais, mais 14 cidades de diversos países, e conta com a participação dos cidadãos por meio de votação popular, que vai até o dia 11 de novembro.
As ações do projeto uniram a Unidade de Vigilância de Zoonoses de São José dos Pinhais, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a coordenação Geral de Arboviroses do Ministério da Saúde, pesquisadores da FIOCRUZ, e permitiu a vacinação e o controle precoce da Febre Amarela na região.
Nesta edição, as 15 cidades finalistas, sendo São José dos Pinhais a única brasileira, foram escolhidas entre 273 iniciativas de 60 países. O município foi selecionado pela prática inovadora de prevenção de zoonoses, além da febre amarela e, assim, contribuir para a melhoria da sustentabilidade social, econômica, ambiental e qualidade de vida dos seus cidadãos.
A aplicação permitiu às autoridades de saúde pública de São José dos Pinhais identificarem possíveis surtos “com até dois meses de antecedência”, possibilitando assim a vacinação da população contra a febre amarela. Para votar, acesse o link vote.guangzhouaward.org/vote.html.