Com a chegada de uma nova ambulância de suporte avançado, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Governo do Estado, ampliou o atendimento médico de urgência em Colombo e Região, A partir desta quarta-feira, 1º de dezembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contará com o serviço ALFA, composto por um médico, um enfermeiro e um socorrista na equipe.
O prefeito Helder Lazarotto destacou a importância de mais esta conquista para o município, que se torna base da Microrregião Nordeste da Região Metropolitana de Curitiba, que passa a atender também Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Bocaiúva do Sul. “Com mais este serviço, vamos conseguir atender situações mais graves e encaminhar para o nosso hospital de referência”, afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, a chegada de uma ambulância de suporte avançado irá fortalecer os atendimentos de urgência e emergência no município e cidades vizinhas.
O SAMU Colombo está localizado na Rua das Perobeiras, 210, no bairro Guaraituba. Para acionar o atendimento, basta ligar para a central do 192.
O SAMU pode ser acionado em diversas situações: na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; quando houver acidentes/traumas com vítimas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de infarto ou AVC; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento ou desabamento; crises convulsivas; transferência inter-hospitalar de doentes graves; ou outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.