Tecpar fornece ao Ministério da Saúde 21 milhões de vacinas antirrábicas


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem contrato com o Ministério da Saúde para fornecer, em 2022, o total de 21 milhões de doses da vacina antirrábica animal. O laboratório é o único no Brasil a produzir este medicamento, usado nas campanhas de vacinação de cães e gatos em todo o País.

O processo produtivo desse imunizante, que utiliza o método de perfusão para a cultura de células e produção de vírus rábico, foi totalmente desenvolvido pelo Tecpar. Ao longo de mais de quatro décadas, foram utilizados diferentes métodos de produção e, devido ao aprimoramento contínuo da tecnologia, o Instituto desenvolveu um método inédito que foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O diferencial competitivo da vacina produzida no Paraná é a possibilidade de produzir com alta densidade celular e alto rendimento, além de oferecer maior segurança e eficácia na proteção de cães e gatos, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

“Além de ser patenteado, o processo de produção atende todas as exigências regulatórias e de mercado, com foco na saúde pública. Com essa tecnologia, nos equiparamos aos principais fabricantes do imunizante no mercado global em padrões de qualidade e segurança, demonstrando a importância de um laboratório público para apoiar o país no combate à doença”, explica o diretor-presidente.

A raiva é uma doença que afeta apenas os mamíferos. O vírus infecta o sistema nervoso central, causando doenças no cérebro e morte. Quase todos os animais que contraem a raiva não foram vacinados ou não estavam com a vacinação em dia, o que evidencia a relevância das campanhas do Ministério da Saúde e do imunobiológico fornecido pelo Tecpar.

Anterior Voo direto entre Curitiba e Santiago começou a operar nesta terça-feira
Próximo Homenagem na Câmara Municipal de Colombo