Inscrições para nova edição do Ganhando o Mundo já estão abertas


Foi divulgado o novo edital do “Ganhando o Mundo”, programa de intercâmbio da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná voltado a jovens do Ensino Médio da rede pública estadual. A terceira edição do programa conta com um reforço na quantidade de vagas, beneficiando 1.000 estudantes. Nas duas primeiras edições foram disponibilizadas 100 vagas.

Outra mudança nesta edição é que o programa vai disponibilizar destinos em três continentes. Os participantes poderão ir para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. A duração do intercâmbio é de um semestre letivo, podendo participar alunos que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2022.

“Aumentamos as vagas e é muito importante lembrar que a gente vai selecionar pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná. Queremos que eles não apenas vivam essa experiência, mas também tragam com um pedaço do primeiro mundo pra dentro da escola no Paraná”, afirmou Renato Feder, secretário de Estado da Educação e do Esporte.

CRITÉRIOS – As inscrições seguem até 31 de maio de 2023 e são realizadas pela Área do Aluno. A nota de classificação vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada de 25/10/22 até 03/11/22, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o estudante estiver matriculado.

O estudante ainda precisa ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022; estar regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual do Paraná em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque ao exterior, também é preciso ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

VAGAS – Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para o estudante que obtiver a maior nota de classificação em cada município do Estado. Outras 100 vagas são destinadas exclusivamente a estudantes beneficiários do programa Auxílio Brasil (ou equivalente), independentemente do município a que pertençam.

Já as demais 501 vagas serão destinadas proporcionalmente aos municípios que possuem número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do Ensino Fundamental na data de elaboração do edital. Colombo, por exemplo, terá 12 vagas desse total. O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital.

Anterior Com 420 vagas, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Qualifica Paraná
Próximo Planos de saúde estão proibidos de limitar sessões e consultas de quatro categorias