Informação: PMP
O município de Pinhais é o primeiro da Região Metropolitana de Curitiba a oferecer graduação em medicina, com exceção da capital do Estado. O curso é promovido pela Faculdade de Pinhais (Fapi), que está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 10 de setembro. A prova acontecerá no dia 17 de setembro e as aulas, que serão realizadas na modalidade presencial e em período integral, começarão em outubro.
Segundo a instituição, são 154 vagas abertas. “Nossa missão é entregar um corpo médico especializado à população, diante da crescente demanda por profissionais cada vez mais humanos, éticos e conscientes de sua responsabilidade social”, declara a diretora geral, Fabiula Schmidt.
Schmidt reforça que “o corpo docente do curso é formado por profissionais com ampla experiência profissional e acadêmica, alinhados a uma metodologia de ensino única. Os laboratórios são novos e equipados com simuladores de última geração. Entre os espaços estão os laboratórios de anatomia humana e morfologia, multidisciplinares, de realidade virtual e o Hospital Simulado com ambulatórios, enfermaria e UTI.”
A Fapi também informa que conta com convênios e termos de compromisso com vários municípios da Grande Curitiba, que permitem a realização dos estágios na rede básica de atenção à saúde, além de clínicas e hospitais de especialidades, somando mais de 2,3 mil leitos SUS à disposição. “Em contrapartida, a FAPI planeja inserir em seu Plano de Desenvolvimento Institucional a implantação de residências médicas nas áreas de maior carência na região”, explica Fabiula.