Curso estimula o desenvolvimento de psicultura em Rio Branco do Sul


Capacitação oferecida pela Prefeitura e SENAR atrai produtores rurais em busca de desenvolvimento para suas propriedades – Imagem: Prefeitura de Rio Branco do Sul

Nos dias 17 e 18 de abril, o pesqueiro Stocko sediou um curso gratuito de criação de peixes na localidade do Capiru do Boa Vista. A capacitação, realizada em parceria pela Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contou com a participação de 14 produtores rurais, incluindo Sheila Franciele da Silva Morillo, que está em sua quarta capacitação, buscando ampliar a produtividade de sua propriedade rural.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a diversas horas de aprendizado, onde foram apresentadas técnicas adequadas na psicultura, visando o investimento neste setor como forma de ampliar a renda familiar.

Sobre a Psicultura

A psicultura é reconhecida como uma das atividades mais rentáveis e em expansão no país, impulsionada pelo crescente consumo de carnes pela população. Apenas em 2022, foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes, destacando-se a tilápia como uma das espécies mais significativas. O Paraná se destaca como o maior produtor desse tipo de peixe, contribuindo com mais de 34% do volume total do país. Além disso, a tilápia responde por 88% das exportações brasileiras, e sua criação comercial está presente em 363 dos 399 municípios paranaenses, incluindo Rio Branco do Sul.

Para obter mais informações sobre este e outros cursos gratuitos oferecidos pelo município, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), pelo telefone (41) 98877-3149.

Anterior Quatro Barras concede Selo Arte à agroindústria Di Helena
Próximo Itaperuçu inaugura Centro Especializado de Reabilitação