O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), abre a programação de maio com a oferta de dois novos cursos de qualificação profissional gratuitos para a população, incluindo um exclusivo para pessoas em situação de rua. Até o final do mês, serão disponibilizados 36 cursos diferentes, nas dez regionais da cidade, somando um total de 2.328 vagas.
Para o público em geral, a novidade é o curso de Preparo e Decoração de Bolos e Tortas, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas acontecerão em dois locais, a Casa Culpi (Av. Manoel Ribas, 750 – Butiatuvinha), de 2 a 15 de maio, e no Liceu de Ofícios Bairro Alto (Rua Jornalista Alceu Chichorro, 323 – Bairro Alto), de 13 a 21 de maio, no período da tarde.
Outra novidade é o curso de Jardinagem que poderá ser feito apenas por pessoas em situação de rua. O curso será desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Liceu de Ofícios Solidariedade, que funciona na Praça Plínio Tourinho (Solidariedade), na Rua Engenheiros Rebouças, 875, Jardim Botânico. As aulas acontecem de 20 a 22 de maio, das 8h às 17h.
O objetivo desse curso, segundo o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, é proporcionar oportunidades de aprendizado e reintegração às pessoas em situação de rua. “O trabalho é a porta de saída da assistência social e fundamental para que esse púbico possa fazer novos projetos de vida e deixar as ruas”, explica.
Parcerias
A maioria das vagas, totalizando 2.162, são oferecidas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) e abrange uma variedade de cursos que promovem habilidades essenciais para o mercado de trabalho, desde administração até informática.
Entre eles os de Administração do Tempo, Auxiliar Administrativo – Ênfase em Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo – Administração/Gestão de Documentos, Auxiliar Administrativo – Ênfase em Vendas, Auxiliar Administrativo – Financeiro/Contábil, Atitudes Comportamentais e Empregabilidade, Comunicação, Leitura e Interpretação no Ambiente de Trabalho.
E, ainda, Empreendedorismo e sua Missão: Gerar Renda, Gestão de Relacionamento com o Cliente, Inclusão Digital, Internet e Modelos de Negócios, Logística Básica, Marketing Pessoal, Oratória – A Arte de Falar em Público, Programa Social Família em Ação, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, Qualidade e Produtividade – 5S, Relacionamento Interpessoal nas Organizações e Trabalho em Equipe.
Na área de informática, há ainda os cursos Excel Básico, Power Point Básico, Power Point Intermediário, Windows Básico, Word Básico, Word Intermediário.
Além disso, em colaboração com o Senac, serão disponibilizados cursos como Doces para Festas, Técnicas de Confeitaria Básica, Corte e Costura e Design de Sobrancelhas, ampliando ainda mais as opções de capacitação oferecidas pelo programa.
A lista dos cursos, divididos por regionais, pode ser conferida no site da FAS e as inscrições podem ser feitas no Portal Aprendere.