Começou nesta sexta-feira (17/05) a edição 2024 dos Jogos da Aventura e Natureza (JANs), uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. A programação do evento, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba, vai até 2 de junho.
Em Curitiba será realizada a maioria dos jogos. O primeiro dia de competições começou com a Copa do Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade (17 a 19) na maior raia natural da América Latina, Parque Náutico do Boqueirão.
Aproximadamente 200 atletas de nove estados do país estão na Capital do Esporte representando a canoagem brasileira. A competição também conta pontos para o ranking nacional 2024. Por isso o evento tem um nível técnico internacional.
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak Junior, Curitiba, além de possuir uma raia de ponta, ainda apresenta e incentiva atletas e paratletas que são destaques no esporte. Mari Gentili, Miquéias Elias Rodrigues e Adriana Azevedo, a Drica, vão representar o Brasil em Paris 2024.
“É uma alegria muito grande para nós ser uma das sedes dos Jogos da Aventura e Natureza. Receber eventos como a Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem em nossa raia mostra que o trabalho da Smelj – tanto no investimento em instalações como no incentivo aos atletas, apresentando as modalidades às nossas crianças – está no caminho certo. Curitiba já é a Capital do Esporte e com competições como esta, integrando governo do estado, prefeitura e confederações, estamos transformando o Brasil por meio do esporte”, completou Pijak.
Segundo o sul-mato-grossense Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Curitiba já tinha uma história muito grande com a canoagem olímpica e agora dos últimos três anos para cá virou referência também na paracanoagem, classificando três atletas para as Paralimpíadas de Paris 2024.
“Nada mais justo do que trazer um campeonato tão importante para a canoagem e paracanoagem para Curitiba. Com todos esses resultados e com o apoio que a canoagem sempre recebe aqui em Curitiba, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado, não poderíamos ficar de fora. Os Jogos da Aventura e Natureza unem o esporte e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos para todos”, disse Rafael Girotto.
Além da canoagem, Curitiba ainda vai sediar outra competição nacional neste fim de semana, que é Campeonato Brasileiro de Teqball, na Praça Oswaldo Cruz, competição que vale vaga para o Mundial em Madri, ainda este ano. A entrada é franca. Ao todo mais de 5 mil atletas participam de competições em 40 modalidades como beach tenis, BMX, basquete, orientação, skate, canoagem, punhobol, patinação, ciclismo, natação, paraquedismo e muito mais.
As disputas vão acontecer em Curitiba, Campina Grande do Sul, Campo Largo, São José do Pinhas e Piraquara. Curitiba será sede da maioria das competições em locais como a Praça Oswaldo Cruz, o Parque Barigui, o Parque Náutico do Boqueirão, com sua raia de canoagem, e o Jardim Botânico.
Jogo das Estrelas
Além das competições, o Ginásio do Tarumã também recebe no dia 25/5 o Jogo das Estrelas do Voleibol. Para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o jogo de voleibol das estrelas terá grandes nomes do vôlei mundial como Giba, Carlão, Alisson, Emanuel, Dante, Rodrigão e a Agatha. O jogo será às 9h.
Festival da Família
Nos dias 1º e 2 de junho, fechando os jogos, o Parque Barigui também vai receber o Festival da Família, para que as famílias participem, vivenciem essas modalidades diferenciadas que fogem um pouquinho do futebol, do basquetebol. Oficinas com muita atividade cultural, balão, parede de escalar e tirolesa vão oferecer um final de semana muito legal para as famílias.
“Até dia 2 de junho serão muitas atrações. É uma grande festa do esporte, que também serve como indutor do turismo, gerando emprego e renda para todos os municípios envolvidos”, disse Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Paraná Esporte.
Sem comentários