Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba aposta em projetos integrados para fomentar turismo e enfrentar desafios em saúde, transporte e meio ambiente.
Com uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas distribuídas em 29 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é o foco de ações estratégicas da secretaria criada em 2021. Sob a liderança do secretário Thiago Bonagura, 2025 promete ser um ano de integração e crescimento sustentável para a região.
A Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) inicia 2025 com metas ambiciosas. A prioridade é fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e os municípios vizinhos e ampliar programas integrados nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente.
No início de janeiro, o secretário Thiago Bonagura e o superintendente Márcio Barros conduziram reuniões estratégicas para definir as ações do ano. “Nosso objetivo é fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país”, afirmou Bonagura.
Entre os desafios mais urgentes, destacam-se a conclusão do contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a nova concessão do transporte coletivo. “Queremos construir soluções que atendam às demandas locais e ao mesmo tempo fortaleçam o desenvolvimento regional como um todo”, reforçou o secretário.
Além disso, a Secretaria mantém o compromisso de organizar fóruns, encontros e conferências para valorizar boas práticas já implementadas e estimular a integração entre os municípios. A iniciativa inclui a continuidade de projetos em andamento, como o estímulo às cooperativas de agricultura familiar, ampliação de alimentos locais na merenda escolar e programas sociais.
Desde sua criação em 2021, a pasta acumulou conquistas significativas, incluindo a conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional e a execução de dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e o Centro de Recuperação de Vida Silvestre em Contenda.
Com a liderança do prefeito Eduardo Pimentel e o apoio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Secretaria projeta 2025 como um ano transformador. “Queremos uma região integrada e desenvolvida, com qualidade de vida para todos os seus moradores”, concluiu Bonagura.