Com foco na assistência 24 horas, equipes da FAS ampliam atendimento e acolhimento na área central da cidade.
A Prefeitura de Curitiba intensificou o suporte às pessoas em situação de rua, reforçando o atendimento noturno na área central, onde está concentrada a maioria dessa população. Desde quinta-feira (09), as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) expandiram os roteiros e intensificaram as abordagens sociais.
A área central de Curitiba, que concentra 60% da população em situação de rua, passou a contar com um reforço significativo no atendimento oferecido pela Fundação de Ação Social (FAS). Desde a última quinta-feira (9/11), as equipes da Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES) intensificaram o número de rondas e expandiram os roteiros para atender as pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade.
Com sete equipes em ação a partir das 19h, o serviço percorre cinco praças, 33 ruas e espaços públicos como o Largo da Ordem, o Terminal Guadalupe e o Mercado Municipal. O objetivo é oferecer acolhimento e suporte técnico para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas.
De acordo com Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da FAS, o trabalho vai além do acolhimento imediato: “Temos equipes capacitadas para o desenvolvimento de planos individuais voltados à saída definitiva das ruas e à conquista de autonomia”, afirmou.
Na primeira noite de intensificação, foram realizadas 46 abordagens sociais, e 26 pessoas aceitaram seguir com as equipes para unidades de acolhimento, onde receberam alimentação, higiene e um local seguro para dormir. Outras 20 recusaram o atendimento, mas continuam sob o monitoramento das equipes.
Histórias de acolhimento
Bárbara Martins, 19 anos, e Andy Pinheiro, 25 anos, que chegaram recentemente a Curitiba, foram acolhidas pelo Hotel Social Eilat, destinado a mulheres trans e travestis. Ambas destacaram a importância do acolhimento: “Nossas cidades não têm um hotel como esse, vai ser bom ficar aqui e não na rua”, disse Bárbara.
No Largo da Ordem, a equipe conseguiu levar duas mulheres para a Casa de Passagem para Mulheres e um homem para a Casa de Passagem Doutor Faivre. Outro homem, já conhecido das equipes, procurou ajuda espontaneamente para retornar à Casa de Passagem Padre Pio.
Dados e balanço
Desde o início de janeiro, 378 abordagens sociais foram realizadas pela FAS em Curitiba, mostrando o esforço contínuo para atender essa população. Em 2024, foram mais de 43 mil abordagens realizadas pelas equipes da CES e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Como ajudar
A Prefeitura de Curitiba reforça a importância da participação da população, que pode acionar a Central 156 para informar sobre pessoas em situação de rua. O serviço está disponível por telefone, site ou aplicativo Curitiba 156.