AEROPORTO AFONSO PENA ENTRE OS 10 MAIS MOVIMENTADOS DO BRASIL PARA VOOS INTERNACIONAIS


Movimento no Aeroporto Internacional Afonso Pena reflete crescimento das operações internacionais e aumento de passageiros. Foto: Arnaldo Neto/AEN

Terminal registra crescimento de 87,3% em passageiros internacionais e dobra número de voos diretos para o Exterior

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, conquistou uma posição de destaque em 2024 ao se consolidar como um dos dez aeroportos mais movimentados do Brasil para voos internacionais. Com 164.148 embarques e desembarques internacionais registrados até novembro, o terminal apresentou um crescimento de 87,3% em relação ao mesmo período de 2023, impulsionado por novas rotas e parcerias estratégicas.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Afonso Pena superou terminais como os de Belém, Manaus e Porto Alegre em movimentação internacional de passageiros. No total, foram realizadas 2.233 decolagens internacionais, alcançando a oitava colocação no ranking nacional, com uma média de seis partidas diárias para o Exterior.

Esse avanço significativo foi possível graças à ampliação da malha aérea, fruto de esforços conjuntos entre o Governo do Paraná, a CCR Aeroportos (administradora do terminal) e companhias aéreas como Azul, Latam, Aerolíneas Argentinas e JetSmart.

Entre as novas rotas, destacam-se voos diretos para Assunção (Paraguai) pela Azul, Lima (Peru) pela Latam e Buenos Aires (Argentina) pela JetSmart, que também passou a operar um voo sazonal para Santiago (Chile). Essas adições dobraram o número de operações internacionais sem escala do Afonso Pena, consolidando o terminal como um hub estratégico na América do Sul.

Impacto no turismo e economia:
Para o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, o crescimento do Aeroporto Afonso Pena reforça o potencial do Paraná como destino estratégico para negócios e turismo. “Com o aumento da conectividade, o Paraná se torna referência em qualidade e acessibilidade, o que é comprovado pelos mais de 894 mil turistas internacionais que ingressaram no Estado no ano passado”, afirmou.

Além do Afonso Pena, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu também contribui para o aumento das conexões internacionais, operando voos diretos para Santiago desde 2022. No total, o Paraná encerrou 2024 com nove rotas internacionais sem escala.

Movimento no Aeroporto Internacional Afonso Pena reflete crescimento das operações internacionais e aumento de passageiros.

Anterior PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE BOLSONARO E LULA PARA 2026
Próximo RENOVE SEU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PARA 2025 EM ALMIRANTE TAMANDARÉ