Investimentos em automação da rede elétrica visam reduzir o tempo de interrupções e melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os paranaenses.
A Copel está ampliando sua infraestrutura automatizada de distribuição de energia no Paraná, com a instalação de 2.600 novos religadores automatizados até 2025. O investimento de R$ 2,5 bilhões visa transformar a qualidade do fornecimento de energia no estado, proporcionando restabelecimento mais rápido e eficiente.
A Copel, companhia de energia elétrica do Paraná, segue avançando em sua transformação digital e no fortalecimento do sistema de distribuição de energia. Até 2025, a empresa instalará 2.600 novos religadores automatizados, elevando o total de dispositivos em operação para mais de 3.800, um movimento que faz parte de um plano de R$ 2,5 bilhões de investimentos no setor.
Esses sistemas de reconfiguração automática são capazes de identificar rapidamente falhas na rede elétrica, como um poste derrubado por um veículo ou a queda de uma árvore, e restabelecer o fornecimento de energia em poucos segundos. Em locais onde os dispositivos já estão instalados, 86% das falhas foram corrigidas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana, antes mesmo que uma equipe chegasse ao local do problema.
“Estamos empenhados em unir o que há de mais moderno em soluções de automação de redes, pesquisa e inovação para levar energia de melhor qualidade ao consumidor”, destaca Francis Alencar Prado, superintendente de Operação de Distribuição da Copel. Para ele, os investimentos em tecnologia geram grandes retornos e proporcionam uma rede cada vez mais robusta e confiável, reduzindo as faltas de energia para o cliente.
Com o novo sistema, o tempo de interrupção de energia é significativamente reduzido. Quando ocorre um desligamento acidental, o sistema automatizado isola a área afetada, garantindo que os clientes não impactados pelo problema voltem a ser atendidos rapidamente. Isso aumenta a eficiência da rede elétrica e diminui o tempo de espera para o restabelecimento de energia.
Atualmente, 46% das ligações da Copel no Paraná são atendidas por esses sistemas. A previsão é que esse número aumente, beneficiando milhões de clientes. A operação remota também permite que os problemas sejam identificados e corrigidos de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de deslocamento de equipes.