O Paraná iniciou 2025 com o recebimento de 110 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19. A remessa, entregue nesta terça-feira (14), inclui 60 mil doses da Pfizer Baby, destinadas a bebês de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e 50 mil doses da vacina Zalika, voltada para pessoas acima de 12 anos. A distribuição para as Regionais de Saúde começou nesta quinta-feira (16).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que “Os municípios que estavam sem doses poderão retomar a vacinação”. Ele também reforçou a importância de manter a vacinação em dia para garantir a proteção contra novas variantes da doença.
A vacinação no Paraná abrange, atualmente, crianças a partir de seis meses, idosos e gestantes, além de grupos prioritários como pessoas com comorbidades, puérperas, imunocomprometidas e trabalhadores da saúde. Até o momento, o Estado tem uma cobertura de 57,65% nas três doses da vacina monovalente e 87,97% nas duas doses, totalizando 29.988.352 vacinas aplicadas. O Paraná ocupa a 5ª posição no ranking nacional de doses aplicadas, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Em relação aos casos de Covid-19, o Paraná registrou 674 novos casos e 3 óbitos até o dia 13 de janeiro, segundo o sistema Notifica Covid-19. A Secretaria de Saúde alerta para a importância de seguir as orientações de prevenção e atualização do calendário vacinal.