A TODO VAPOR: SETOR DE SERVIÇOS DO PARANÁ CRESCE 3,9% EM 2024, ACIMA DA MÉDIA NACIONAL, REVELA PESQUISA DO IBGE


Além do aumento no volume, o setor apresentou um crescimento de 8,6% na receita nominal durante os 11 meses de 2024. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Além do aumento no volume, o setor apresentou um crescimento de 8,6% na receita nominal durante os 11 meses de 2024. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

O setor de serviços do Paraná registrou um crescimento de 3,9% no volume de atividades entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. O desempenho paranaense superou a média nacional, que ficou em 3,2%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do aumento no volume, o setor apresentou um crescimento de 8,6% na receita nominal durante os 11 meses de 2024, reforçando a trajetória positiva das empresas instaladas no estado.

Na comparação entre novembro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior, o volume de atividades cresceu 1,4%, enquanto a receita avançou 4,5%. No acumulado de 12 meses, entre novembro de 2023 e novembro de 2024, o volume total de atividades subiu 4,3%, e a receita nominal aumentou 9%.

SEGMENTOS EM DESTAQUE
Todos os segmentos analisados pelo IBGE registraram alta no estado, com destaque para os serviços de informação e comunicação, que tiveram um crescimento de 6,3% no volume de atividades no acumulado de 2024.

Na sequência, destacaram-se os seguintes setores:

  • Serviços prestados às famílias: alta de 5,4%;
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: alta de 5,3%;
  • Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios: crescimento de 1,9%;
  • Demais serviços: aumento de 5,5%.

O segmento de serviços às famílias também foi destaque financeiro, com um aumento de 19,9% na receita entre outubro e novembro de 2024 e crescimento acumulado de 11,6% no ano. Empresas de serviços profissionais e administrativos registraram alta de 10,6%, enquanto outros serviços subiram 10,2% em receitas nominais no mesmo período.

A Pesquisa Mensal de Serviços é uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho do setor no Brasil. Ela investiga a receita bruta de empresas com 20 ou mais funcionários, excluindo os segmentos de saúde e educação, com foco em serviços não financeiros.

Os resultados completos para o Paraná, Brasil e demais estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

O crescimento expressivo do setor de serviços no Paraná demonstra a força econômica e a capacidade de recuperação do estado, que continua se destacando no cenário nacional. A alta em todos os segmentos reforça o papel estratégico desse setor na geração de empregos e no fortalecimento da economia local, consolidando o Paraná como um dos líderes no setor de serviços no Brasil.

Anterior PARANÁ EMITE ALERTA SOBRE O SOROTIPO 3 DA DENGUE: CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS
Próximo CAFÉ SEGUE CARO ATÉ PRÓXIMA SAFRA, ENQUANTO SOJA, FEIJÃO, FRUTAS E CARNE BOVINA DESTACAM-SE EM EXPORTAÇÕES NO PARANÁ