VOLTA ÀS AULAS NESTA QUARTA-FEIRA (12)  NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA


Alunos da rede municipal de Curitiba retornam às aulas com reforço na segurança e melhorias na infraestrutura das escolas. Foto: Luiz Costa /SME

 Prefeitura realiza obras, convoca profissionais e reforça segurança para garantir um retorno organizado.

Nesta quarta-feira (12), cerca de 140 mil crianças e estudantes retomam as aulas na rede pública de ensino da Prefeitura de Curitiba. O ano letivo de 2025 começa em 188 escolas municipais, 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 13 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

Para garantir um retorno tranquilo, a Prefeitura iniciou os preparativos ainda no início de janeiro, com a criação do Comitê de Volta às Aulas. Entre as ações realizadas estão reformas, limpeza, contratações de profissionais, organização pedagógica e reforço na segurança viária no entorno das unidades educacionais.

Reforço na equipe e infraestrutura

Atualmente, a rede municipal conta com 17 mil profissionais da Educação, incluindo professores, inspetores, agentes de apoio e funcionários administrativos. Para este ano, foram convocados 103 professores da Educação Infantil, 285 agentes de apoio educacional e cerca de 300 professores que estavam em funções administrativas.

Além disso, os dez Núcleos Regionais da Educação realizaram ajustes para garantir que todas as unidades tenham profissionais suficientes. “Obras, reformas, visitas a 100% das unidades, chamamentos de novos profissionais, organização pedagógica… Ao longo de janeiro e início de fevereiro estivemos muito atentos a todas as ações necessárias e trabalhamos intensamente”, afirmou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Cuidados com a dengue e alimentação especial

Uma das prioridades deste ano foi o combate à dengue. Escolas e CMEIs passaram por uma força-tarefa para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, com limpeza de calhas, vasos de plantas e hortas.

A alimentação escolar também recebeu atenção especial. Famílias que ainda não informaram necessidades alimentares específicas devem comunicar a escola para que dietas personalizadas sejam providenciadas. O cardápio é ajustado para atender crianças com diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, restrições religiosas ou alimentares, entre outras condições.

O ano letivo de 2025 seguirá até 18 de dezembro, com recesso entre 3 e 23 de julho.

Anterior NOTA OFICIAL SOBRE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM CERRO AZUL
Próximo PREFEITO EDILSON MACADAME REFORÇA PARCERIA COM O CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ