A Prefeitura de Pinhais está investindo cerca de R$ 50 milhões na ampliação da rede municipal de ensino, por meio do programa Avança Pinhais. Entre os projetos estão as construções dos novos Cmeis Monteiro Lobato (Emiliano Perneta) e Rosi Galvão (Jardim Karla), e das novas Escolas Municipais Maria Cappellari (Maria Antonieta) e Poty Lazzarotto (Emiliano Perneta/Alto Tarumã).
- Escola Municipal Maria Cappellari: localizada no bairro Maria Antonieta, está em fase de acabamento, com 80% da obra concluída. Substitui o prédio anterior, demolido após um incêndio, e contará com 3.672 m², 16 salas de aula, laboratório, espaço maker e quadra esportiva. Investimento superior a R$ 10 milhões.
- Cmei Monteiro Lobato: no bairro Emiliano Perneta, a construção foi retomada após nova licitação e será entregue em dezembro de 2025. O espaço terá capacidade para 180 crianças, com dois pavimentos e estrutura adaptada.
- Cmei Rosi Galvão: no Jardim Karla, a obra também avançou para a fase final, com previsão de atender até 180 crianças em tempo integral. O acesso será pelas ruas Ipê, Floral e Azaléia, prolongadas pela prefeitura.
- Escola Municipal Poty Lazzarotto: localizada entre Emiliano Perneta e Alto Tarumã, a obra está na fase final de acabamento. Com 3,7 mil m², terá 16 salas de aula, quadra poliesportiva, acessibilidade total e sustentabilidade com cisterna e placas solares.
Além dessas construções, o município já reinaugurou a Escola José Brunetti Gugelmin (Pineville) e abriu licitação para um novo Cmei Raimunda Boeng Gorges no Weissópolis.
Foto: Prefeitura de Pinhais