Depois de um sábado ensolarado, sistema avança pelo oceano, traz chuvas fracas e resfria a tarde, especialmente na Capital.
O inverno paranaense volta a mostrar força neste domingo (6). Uma nova frente fria que se desloca pela costa do Rio Grande do Sul atinge o Paraná, provoca aumento de nebulosidade e faz as temperaturas caírem novamente, segundo o Simepar.
O sábado (5) marca uma breve trégua no frio. Ainda com amanhecer gelado — inclusive com possibilidade de geada fraca no Sudoeste e Sul —, o sol ganha espaço à tarde e as máximas chegam a 17 °C em várias regiões, relata o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.
A mudança vem logo no dia seguinte. No amanhecer de domingo, os termômetros voltam a registrar valores próximos de 0 °C em áreas do Centro‑Sul, Sul e Sudoeste, com geada prevista perto da divisa com Santa Catarina. Ao longo do dia, a frente fria no oceano favorece ventos úmidos que avançam sobre o Leste e os Campos Gerais, aumentando a nebulosidade.
O impacto é imediato nas temperaturas da tarde: em Curitiba, a máxima não deve ultrapassar 15 °C, com possibilidade de garoa entre o fim da tarde e a noite. Nas demais regiões, o tempo permanece firme, mas menos quente que no sábado — o Noroeste, por exemplo, não deve passar de 22 °C.
O Simepar explica que o sistema não cruza o interior do Estado, o que acelera a sua passagem. Assim, a partir de segunda‑feira a tendência é de tempo mais seco em todo o Paraná. Mesmo sem chuva, as madrugadas continuam frias: Palmas deve registrar mínimas entre 6 °C e 8 °C, enquanto as máximas mais elevadas permanecem no Noroeste, entre 21 °C e 25 °C.
Com 120 estações automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece dados para órgãos de Defesa Civil e Meio Ambiente, monitorando desde enchentes e deslizamentos até incêndios e secas. A previsão completa para os 399 municípios é atualizada duas vezes ao dia no site www.simepar.br, com detalhes de chuva, temperaturas, umidade e vento hora a hora.