Programa oferece 211 mil oportunidades integrais e parciais em 887 faculdades; inscrições gratuitas encerram‑se às 23h59 desta sexta‑feira (4)
Termina nesta sexta‑feira, 4 de julho, o prazo para que candidatos sem diploma de nível superior se inscrevam no Programa Universidade para Todos (Prouni) e disputem uma das 211 mil bolsas de estudo – integrais ou de 50% – oferecidas pelo Ministério da Educação para o segundo semestre de 2025.
O Prouni chega à marca de 20 anos beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros e, nesta edição 2/2025, disponibiliza 118 mil bolsas integrais e 93 mil parciais distribuídas por 887 instituições privadas de ensino superior em todo o país, contemplando mais de 370 cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
As inscrições são gratuitas e exclusivas pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login Gov.br. No ato, o candidato escolhe se concorrerá na ampla concorrência ou em cotas para pessoas com deficiência (PCD) e para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. É obrigatório informar e‑mail e telefone válidos, canais pelos quais o MEC enviará alertas sobre todas as etapas do processo seletivo.
Podem participar estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que atendam aos critérios de renda – 1,5 salário mínimo per capita para bolsa integral (R$ 2.277) e 3 salários mínimos para bolsa parcial (R$ 4.554). Pessoas com deficiência e professores da rede pública de educação básica também têm direito, sem limite de renda no caso dos docentes que buscam licenciatura ou pedagogia.
Outro requisito é ter feito o Enem 2023 ou 2024, obtendo média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Quem participou do Enem na condição de treineiro não pode disputar as vagas.
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda‑feira, 7 de julho, no portal Acesso Único. A segunda chamada está prevista para 28 de julho.
Fonte: Agência Brasil