Espaço reabre as portas após reforma e convida visitantes a reviver a história da educação no Paraná, com exposições permanentes e temporárias que unem memória, pesquisa e afeto.

Um passeio pelas memórias construídas nos tempos da escola. É essa a experiência que o público do Museu da Escola Paranaense (MEP) vai encontrar ao visitar o espaço em Curitiba, reinaugurado nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). A cerimônia marcou a entrega do espaço reformado à comunidade.
“É um lugar para que os nossos pesquisadores, professores e estudantes tenham a oportunidade de conhecer a história da educação no Paraná, como ela se constituiu e como vem evoluindo ao longo do tempo nesse processo”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.
Durante o evento, diretores da Seed e de escolas, professores e funcionários dos Núcleos Regionais de Educação participaram de uma visita guiada às três salas de exposição. O percurso começa em um hall de entrada com fotografias antigas em preto e branco de alunos, organizadas como um álbum de retratos, que cria uma atmosfera de memórias afetivas.

O segundo espaço permanente resgata a “lembrança escolar”, trazendo mobiliário das décadas de 1940 e 1950. O cenário recria a experiência dos tradicionais registros fotográficos feitos nas escolas da época.
Outro ambiente fixo do museu coloca o visitante em uma sala de aula histórica, com carteiras de diferentes períodos e uma coleção de objetos de estudo, como ábacos, pedras, enciclopédias e materiais didáticos de várias disciplinas. Também, materiais pedagógicos, documentos de escolas pioneiras, cartilhas, cadernos, mapas, maquetes e objetos que ajudam a contar a evolução da educação no Paraná.
VISITAÇÃO GRATUITA
O Museu da Escola Paranaense funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, com entrada gratuita. Para visitas escolares, é necessário agendamento prévio pelo e-mail mep_agendamentos@escola.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3163 0066. O endereço é Rua Bispo Dom José, 2006 – Batel, Curitiba.