Uma abordagem diferente foi feita na cidade de Pinhais. Os educadores sociais Ivonel Bedim Gabre e Renan Yudi Tesuka, e a assistente social Adriana Medeiros, saíram do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) pelas ruas com a van da Secretaria de Assistência Social de Pinhais (Semas). Em mais uma ação de abordagens sociais a pessoas em situação de rua, a equipe passou por locais já identificados e outros onde recebeu informações da existência de pessoas nesta condição.
As abordagens acontecem por território e ou de forma programada. Também são atendidas denúncias, demandas espontâneas e, havendo alguma situação especial, a equipe se desloca até o endereço informado. Ao identificar uma pessoa em situação de rua, os servidores oferecem serviços como banho, café da manhã, corte de cabelo, e até um possível acolhimento. No Creas ainda é ofertada uma consulta especializada, uma conversa, para que cada pessoa possa relatar seu problema, a sua necessidade.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pinhais está localizado na Rua 7 de Setembro, no Centro. O atendimento é feito presencialmente e por telefone (41) 99235-4617, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Plantão Social atende das 17h às 8h, de segunda a sexta, e 24 horas aos finais de semana e feriados. Telefone: (41) 99206-3843.