AGENDA CULTURAL DO PARANÁ DESTACA INCLUSÃO, MÚSICA, HUMOR, DANÇA E ARTES VISUAIS


Entre os destaques está o Setembro Verde: Festival de Arte Inclusiva – Além da Visão, no CEU das Artes, em Colombo. Fotos: Divulgação.

A semana cultural no Paraná reúne uma programação diversa, que vai de apresentações internacionais a festivais inclusivos. Entre os destaques estão o espetáculo do quarteto italiano 40 Fingers, a apresentação de Marco Luque no Guairão e o Setembro Verde: Festival de Arte Inclusiva – Além da Visão, em Colombo.

INCLUSÃO E ARTE EM COLOMBO

No sábado (27), Colombo recebe o Setembro Verde: Festival de Arte Inclusiva – Além da Visão, no CEU das Artes Daniel de Jesus Rosa, das 14h às 18h. O evento celebra diversidade e inclusão com teatro acessível com audiodescrição, exposição de arte inclusiva, oficinas de música, dança e artes, além de palestras e um show musical. A entrada é gratuita.

GRANDES NOMES NO TEATRO GUAÍRA

O palco do Guairão será tomado por grandes atrações. Na sexta-feira (26), às 21h, o quarteto italiano 40 Fingers faz sua primeira apresentação no Brasil, com repertório que mistura rock, pop e trilhas de cinema. Já no sábado (27), às 21h15, o humorista Marco Luque apresenta o espetáculo “É Disso que Eu Tô Falando”, reunindo personagens consagrados.

Na quarta-feira (1.º/10), a Banda de Música do Cindacta II apresenta o concerto “Volta ao Mundo: uma viagem musical pelos continentes”, com entrada gratuita mediante doação de alimentos.

HUMOR, DANÇA E TEATRO NO GUAIRINHA E MINIAUDITÓRIO

No Guairinha, o grupo Embrulha Pra Viagem sobe ao palco nos dias 26 e 27, às 20h, com humor leve e atual. Já nos dias 1.º e 2 de outubro, a Curitiba Cia. de Dança apresenta “A Lenda das Cataratas”, inspirado em mitos indígenas sobre a formação das Cataratas do Iguaçu.

No Miniauditório, a peça “Se Eu Morresse Amanhã” encerra temporada neste fim de semana, enquanto o espetáculo de dança “CHOQUE” estreia em 1.º de outubro, com entrada gratuita.

EXPOSIÇÕES, OFICINAS E PRIMAVERA DOS MUSEUS

Os museus do Paraná também estão em destaque. O Museu Casa Alfredo Andersen inaugura a mostra “Calderari: Amar, além do mar”. Já o Museu Oscar Niemeyer e o Museu Paranaense recebem atividades da 19.ª Primavera dos Museus, incluindo visitas guiadas, oficinas e palestras.

A Biblioteca Pública do Paraná abre outubro com programação infantil especial pelo Mês das Crianças, além de debates literários e lançamentos de livros.

INTERIOR TAMBÉM RESPIRA ARTE

No interior, a G2 Cia. de Dança leva a Apucarana o espetáculo “GAG”, no Cine Teatro Fênix, no Dia Nacional da Pessoa Idosa (1.º/10). A iniciativa integra o projeto Plateia Pensante, que busca formar novos públicos e democratizar o acesso à cultura.

Anterior SOLENIDADE HOMENAGEIA BOMBEIROS E DEFESA CIVIL PELA ATUAÇÃO NA OCORRÊNCIA DA EMPRESA ENAEX DE QUATRO BARRAS
Próximo ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ ATRAI 800 PESSOAS A CONCERTOS EM CAMPINA GRANDE DO SUL