Almirante Tamandaré terá auxílio de Curitiba na formação da guarda municipal


Prefeito Rafael Greca participou de reunião com o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, sobre a formação da Guarda Municipal do município – Imagem: Pedro Ribas/SMCS

Nesta quinta-feira, 25 de abril, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba. O encontro teve como foco principal a discussão de uma parceria para a capacitação profissional da primeira turma de guardas municipais do município vizinho através do Centro de Formação de Curitiba.

“É importante a visão metropolitana, nenhuma cidade moderna do mundo prescinde da região metropolitana ou da organização da região metropolitana. É nesse jogo de um ajudando o outro que se forma a verdadeira parceria e a verdadeira função dos governos”, disse o prefeito.

Greca também destacou que a governança tem como objetivo fazer o bem comum. “Com a consciência de que estamos fazendo o bem para a Grande Curitiba, abraçamos a causa da guarda urbana e metropolitana de Almirante Tamandaré. Viva Almirante Tamandaré, Viva Curitiba”, concluiu.

Recentemente, o município de Almirante Tamandaré deu início à implantação da guarda municipal na cidade. Um concurso para 30 vagas foi realizado. E agora, Curitiba auxilia na orientação técnica para a formação dos novos profissionais.

“Agradeço ao prefeito Rafael Greca e sua equipe. Viemos agradecer todo o apoio que estamos recebendo para que possamos concluir a implantação da guarda municipal ainda neste ano”, destacou o prefeito de Almirante Tamandaré.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, as guardas municipais se tornaram imprescindíveis nos municípios. “É uma força de segurança que conhece como ninguém a cidade e as pessoas que ali vivem. Estamos satisfeitos e honrados em poder contribuir com esse processo”, disse o secretário.

Formação

O curso de formação técnico-profissional da Guarda Municipal de Almirante Tamandaré será possível através de um termo de cooperação técnica entre os dois municípios. O curso deve ter uma carga horária de cerca de 540 horas de formação, de acordo com a matriz básica curricular.

“A guarda municipal de Curitiba está entre as mais antigas e bem preparadas do Brasil. Vamos oferecer uma qualificação de qualidade para que a cidade possa oferecer uma pronta resposta em segurança pública à população de Almirante Tamandaré”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Além da formação dos novos GMs, foi debatido no encontro o processo documental da inclusão de Almirante Tamandaré no Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), que atualmente conta com a participação de dez municípios da região metropolitana.

Presenças

Participaram do encontro o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira; o secretário executivo do Coin-GM, Elias Ferreira de Almeida; a assessora especial do gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias; o secretário de Segurança de Almirante Tamandaré, Dário de Souza; o secretário de governo de Almirante Tamandaré, Alessandro de Lara; o gerente de Assuntos Estratégicos de Almirante Tamandaré, Junior Bini; e o coordenador administrativo de Proteção e Vigilância Patrimonial de Almirante Tamandaré, Rafael Silva.

Anterior Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná
Próximo Paraná é o segundo estado com maior segurança alimentar do Brasil, aponta IBGE