Informação: PMP
Na última semana, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu as cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação é conduzida na Rede Municipal de Ensino por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar do Paraná. As formaturas reuniram, em duas noites, familiares, professores e alunos do 5º ano das Escolas Municipais Aroldo de Freitas, Clementina Cruz, João Leal, João Leopoldo Jacomel e Professora Thereza Corrêa Machado.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é necessário ocupar o tempo com coisas boas, pois quando isso ocorre não sobra espaço para as coisas ruins. “Parabéns meninos e meninas por esse momento. Sei que vocês aprenderam muito com o Proerd e que levarão o que aprenderam para a vida de vocês e como família temos o dever de manter esses ensinamentos vivos. Grande parte da violência tem origem nas drogas e isso é muito triste. Por isso devemos incentivar práticas saudáveis e que conscientize as pessoas sobre os malefícios do envolvimento com as drogas”, ressalta.
O sargento Rogério Dias, responsável pelas aulas do Proerd nas escolas, salientou a satisfação que tem ao realizar este tipo de trabalho. “Tenho amor por estar na sala de aula com os alunos compartilhando nosso conhecimento sobre prevenção à droga, à violência, ao bullying. Falamos muito sobre o respeito que devemos ter com os pais, colegas, professores, entre outros assuntos. Portanto, pais, cobrem deles essa postura. Mas, mais do que cobrar, é preciso que saibamos dar exemplo. Afinal de contas, vocês são os super-heróis deles”, ressalta.