O Dia Internacional da Superdotação foi comemorado nesta última quinta-feira (10) de agosto. Instituída pelo Conselho Mundial das Crianças Superdotadas e Talentosas, em 2011, a data tem a finalidade de apoiar e dar visibilidade às ações voltadas para estudantes superdotados em todo o mundo. A cor escolhida para representar o grupo foi o laranja, que simboliza inteligência e criatividade.
No Paraná, cerca de 6,5 mil alunos da rede estadual de ensino fazem parte deste grupo. Uma alta considerável em relação a 2019, último ano antes da pandemia, quando havia 1.440 alunos com altas habilidades cognitivas em áreas distintas.
“Nosso objetivo é orientar e instrumentalizar os professores do atendimento educacional integral para que estejam aptos a atender esses estudantes, produzindo aulas e atividades muito dinâmicas”, destaca o secretário da Educação, Roni Miranda.
Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação atende mais de 3,5 mil alunos com superdotação em cerca de 278 salas de recursos multifuncionais espalhadas pelo Paraná. Além destes, mais 644 recebem apoio das equipes de atendimento educacional especializado nas Escolas de Tempo Integral, com atendimento voltado às necessidades educacionais especiais, e também nas 20 escolas de referência para altas habilidades/superdotação. Os demais estão em estágios ou ensino profissionalizante.
A Secretaria da Educação oferta aos estudantes superdotados Salas de Recursos Multifuncionais para Altas Habilidades/Superdotação; Escolas de Referência; Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação; Turmas Paraná +; e aceleração de estudos para conclusão em menor tempo da série ou etapa escolar e enriquecimento curricular, que deve ser promovido na sala de aula comum pelos professores das disciplinas, conforme a Matriz Curricular de cada ano/etapa escolar.