AVANÇOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO PARANAENSE: CONTRATAÇÃO E PROGRESSÃO DE DOCENTES


Avanços na educação pública do Paraná: 1,1 mil novos professores foram nomeados, integrando o grupo de mais de 3,4 mil profissionais convocados para fortalecer a rede estadual e valorizar os docentes. Foto: Ari Dias/AEN
Avanços na educação pública do Paraná: 1,1 mil novos professores foram nomeados, integrando o grupo de mais de 3,4 mil profissionais convocados para fortalecer a rede estadual e valorizar os docentes. Foto: Ari Dias/AEN

Governo do Paraná valoriza educadores com 1,1 mil novas contratações e progressão de 10 mil professores.

A educação pública do Paraná segue em destaque no cenário nacional com a nomeação de mais 1,1 mil professores e o avanço na carreira de cerca de 10 mil docentes, marcando um momento histórico para o ensino estadual.

Nesta quarta-feira (18), o Governo do Paraná reforçou seu compromisso com a qualidade da educação ao publicar o decreto 8.406/2024, que oficializa a nomeação de 1,1 mil novos professores para a rede estadual de ensino a partir de 2025. Simultaneamente, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) e a Secretaria da Administração e da Previdência celebraram a progressão na carreira de aproximadamente 10 mil docentes, garantindo mais valorização e incentivo para os profissionais do magistério.

“Chegamos em 2024 mais uma vez ao topo da educação com o resultado do Ideb e ainda temos muitos desafios pela frente. Com esses avanços, já estamos organizando o ano letivo de 2025”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

NOVAS NOMEAÇÕES
O grupo de 1,1 mil professores recém-nomeados integra um contingente maior, que inclui 3,4 mil docentes convocados no concurso público realizado em junho de 2023. Esses profissionais atenderão disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Química, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. A meta é fortalecer o atendimento nas mais de duas mil escolas estaduais espalhadas pelos núcleos regionais do Paraná.

PROGRESSÃO NA CARREIRA
A progressão de carreira, por sua vez, beneficiará diretamente cerca de 10 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM). Esse avanço considera critérios como avaliação de desempenho, assiduidade e participação em cursos de formação. Cada docente pode subir duas classes ao acumular 30 pontos, sendo 12 pontos obrigatórios em cursos ofertados pela Seed e o restante em formações externas.

Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, “São grandes conquistas para a educação do Paraná. Reforçamos o quadro depois de dez anos de espera por este concurso e reconhecemos o trabalho dos professores que fazem do Paraná uma referência nacional.”

Anterior SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE MANTÉM SERVIÇO DE RESGATE ANIMAL DURANTE O RECESSO DE FINAL DE ANO EM COLOMBO
Próximo SEMOP REALIZA AÇÕES ESSENCIAIS PARA MELHORAR O ORDENAMENTO URBANO EM RIO BRANCO DO SUL