Nova medida do Banco Central amplia opções de pagamento e agiliza a compensação de boletos bancários.
A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos via Pix, graças a uma resolução do Banco Central aprovada em dezembro de 2024. A novidade traz mais praticidade e rapidez para os consumidores, além de abrir caminho para futuras inovações, como o boleto dinâmico.
A mudança permite que os boletos contenham um QR Code específico para pagamento via Pix, facilitando a transação. Com a nova funcionalidade, basta o usuário apontar o celular para o código e confirmar o pagamento. Diferente do modelo tradicional, onde a compensação pode levar dias, o pagamento via Pix ocorre de forma instantânea.
Além dessa novidade, a resolução do Banco Central também prevê a criação do boleto dinâmico, que trará mais segurança na comercialização de certos títulos financeiros. Essa inovação, no entanto, ainda depende de uma instrução normativa para entrar em vigor. O boleto dinâmico permitirá a transferência de titularidade de dívidas negociadas no mercado, garantindo que o pagamento seja destinado ao legítimo credor.
De acordo com o Banco Central, a mudança será especialmente benéfica para pequenas e médias empresas, que poderão contar com mais segurança na negociação de duplicatas escriturais e outros ativos financeiros. A expectativa é que o boleto dinâmico esteja disponível em até seis meses, após a implementação dos sistemas de suporte digital necessários.
A nova funcionalidade faz parte do processo de modernização do sistema financeiro brasileiro, que nos últimos anos tem adotado medidas para tornar os pagamentos mais ágeis, práticos e seguros.