Bosque Alemão fica mais acessível após obras e Casa Encantada é reaberta ao público


Foi a maior obra de revitalização já feita pela Prefeitura de Curitiba na unidade de conservação desde a sua inauguração em 1996 – Imagem: Ricardo Marajó/SMCS

O Bosque Alemão está de cara nova e com as trilhas mais acessíveis para todos. Após completar 28 anos de história recentemente, a Prefeitura de Curitiba entregou nesta quarta-feira, dia 8 de maio, a maior obra de revitalização já feita na unidade de conservação, desde a inauguração em 1996. O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fizeram a inauguração oficial da revitalização do Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre.

Entre as obras, que foram coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também foi feita toda a reforma da Casa Encantada, ou Casa da Bruxa, que integra a rede de bibliotecas da rede municipal de ensino.

“Estamos inaugurando o caminho acessível até a Casa da Bruxa. Antes era um caminho de paralelepípedo, era mais difícil para quem usa cadeira de rodas ou para quem tem dificuldade de locomoção”, explicou o prefeito Rafael Greca para as 24 crianças de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Lorena, do Uberaba. 

Os curitibinhas também se divertiram com a Família Folhas e com as bruxas Alévola, Felícia, Natureza e Ucha. Todos andaram pelas trilhas acessíveis e foram ver como ficou a Casa Encantada reformada. “Ficou muito linda a Casa da Bruxa. Todas as crianças podem vir aqui todos os dias do ano, sobremaneira nos sábados e domingos para ouvir a contação de histórias no meio da floresta”, convidou o prefeito Greca.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou as intervenções que aumentaram a acessibilidade no Bosque Alemão. “A cidade é para todos, isso se aplica também aos nossos parques. A acessibilidade significa que agora as pessoas que andam de cadeira de rodas vão poder fazer o caminho inteiro e até a Casa da Bruxa”, disse Marilza para as crianças.

Ao lado de professoras da rede municipal de ensino, a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, também agradeceu a entrega da revitalização do bosque. “É uma alegria para nós podermos retornar à nossa casa do Bosque Alemão. Falo isso em nome das nossas queridas bruxas, que são bruxas boas. Eu costumo dizer que as nossas bruxas são fadas, mais fadas do que bruxas, porque elas conseguem encantar os corações de todas as crianças que escutam as histórias contadas por elas”, afirmou Maria Silvia. 

Como ficou

A obra de revitalização do Bosque Alemão teve como objetivo a melhoria das condições de acessibilidade aos visitantes, seguindo o conceito de acessibilidade universal e normas técnicas. A Prefeitura de Curitiba investiu cerca de R$ 1,7 milhão na revitalização do Bosque Alemão.

Entre as melhorias foram feitas as adequações das inclinações das rampas da trilha do bosque, dentro das possibilidades do terreno, e substituição do revestimento do piso de paralelepípedo por asfalto. Também foram colocados bancos e corrimões ao longo da trilha.

Foi feita toda a reforma e relocação das Estações de Contação de História – João e Maria. A ordem da história foi invertida, de forma que pessoas em cadeiras de rodas possam acompanhar toda narrativa de forma cronológica, iniciando no Portal da Casa Mila, à Rua Francisco Schaffer. 

Também foi colocada uma passarela rampeada de madeira para acesso à Casa Encantada e feita a reforma do espaço. Os banheiros do Oratório de Bach também foram reformados. Os estacionamentos exclusivos para pessoas com deficiência e idosos foram sinalizados e os pontos de ônibus receberam nova sinalização e relocação.  

De volta ao lar

Com a reabertura do Bosque Alemão, as bruxas contadoras de história mais famosas da cidade estão de volta ao lar, a tradicional Casa Encantada na trilha de João e Maria. Em breve, a Secretaria Municipal da Educação vai divulgar a programação. 

Desde o início das obras de acessibilidade no Bosque Alemão, no início do ano passado, as bruxas atendem ao público no espaço ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui, numa sala ampla e decorada especialmente para acolher crianças, famílias e turistas. 

A Casa Encantada ou Casa da Bruxa integra a rede de bibliotecas da rede municipal de ensino. Inaugurada em março de 1996, no Bosque Alemão, durante a primeira gestão Rafael Greca, possui acervo de livros destinado ao público infantil e atende escolas, comunidade e turistas, com contação de histórias.

Serviço

Bosque Alemão
Endereço: Rua Nicolo Paganini, s/n – Vista Alegre
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h

Anterior Paraná recebe primeiro lote da vacina atualizada da Covid-19
Próximo Violência contra crianças e adolescentes é tema de palestra do Maio Laranja em Colombo