Bosque Zaninelli completa 32 anos e ainda surpreende os visitantes com sua natureza exuberante


Um dos mais bonitos de Curitiba, bosque faz aniversário neste sábado, 15 de junho – Imagem: Ricardo Marajó/SMCS

Um dos principais e mais bonitos bosques de Curitiba completa 32 anos neste fim de semana. Neste sábado, 15 de junho, é o aniversário do Bosque Zaninelli, que foi fundado em 15 de junho de 1992. O espaço é conhecido por abrigar a Escola Municipal de Sustentabilidade, que também faz aniversário nesse mês, completando dois anos de funcionamento em 23 de junho.

“Nosso objetivo no bosque e na Escola de Sustentabilidade é atender a todos os públicos possíveis, de todas as idades. É um espaço que consegue muito bem unir meio ambiente e educação”, explica a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

O bosque foi inaugurado com a presença do renomado oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau, a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada para exploração de granito, e em 1992 foi decretado como bosque municipal de preservação.

Outro destaque do Bosque Zaninelli é a natureza do local, que conta com uma famosa pedreira, um espelho d´água do lago com aproximadamente 120 metros de extensão e um mirante com uma bela vista, além da vegetação nativa.

“É minha primeira vez em Curitiba e que bom que recomendaram que eu viesse aqui, porque amei essa paisagem. É o lugar que mais gostei até agora”, relata Maria Clara Fernandes, que veio de Ourinhos (SP) para visitar a capital paranaense.

Local surpreendente

Mesmo com a boa fama que a paisagem do bosque possui, as pessoas ainda se surpreendem ao visitar o local, como é o caso de Raquel da Silva, que já mora há anos em Curitiba e conheceu o espaço recentemente.

“Eu já estava na cidade há um bom tempo quando me convidaram para vir aqui, e fiquei muito surpresa, não sabia que tinha uma paisagem tão bonita assim perto de mim, tanto que quis trazer outras pessoas”, conta Raquel.

Depois da boa impressão que teve do bosque, Raquel resolveu levar os pais, Nair e Sérgio da Silva, que são de Campo Mourão (Noroeste do Paraná), para conhecer a paisagem.

“Nunca tinha visto algo como esse paredão, é um visual realmente fantástico”, diz Sérgio. “É muito diferente dos outros parques da cidade, que também são bonitos. Estou ansiosa pela vista mais alta, do mirante”, completa Nair.

Escola Municipal de Sustentabilidade

Desde 2022, o Bosque Zaninelli abriga a Escola Municipal de Sustentabilidade, que em 23 de junho comemora aniversário. Nesses dois anos, o local vem oferecendo cursos de formação e atualização para professores e servidores a respeito do uso consciente dos recursos naturais, além de oficinas gratuitas de compostagem, abertas a toda a comunidade.

A escola também é utilizada para atividades gratuitas do Departamento de Educação Ambiental, por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente. O espaço recebe projetos como as Trilhas Pedagógicas, que convidam crianças e estudantes a participarem de atividades de reflexão sobre os modos de produção e de consumo, promovendo a sensibilização para o cuidado do planeta para esta e para as futuras gerações.

Muitas das programações de educação ambiental também contam com a presença da Família Folhas, que “mora” na Escola Municipal de Sustentabilidade e sempre faz a alegria das crianças, como foi o caso de Manoele Antunes, de 6 anos, que visitou o local com a Escola Municipal Madre Antônia.

“Eu nunca tinha vindo ao bosque e fiquei muito impressionada, mas o que mais gostei foi da Família Folhas, que sempre quis conhecer, e foi bem legal estar na casa deles”, conta Manoele.

Mês do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 5 de junho e, para celebrar a data, a Escola Municipal de Sustentabilidade tem uma programação especial ao longo de todo o mês, planejada pelo Departamento de Educação Ambiental. Todas as atividades são gratuitas e algumas contam com a presença da Família Folhas.

CLIQUE AQUI e veja a programação da Escola Municipal de Sustentabilidade em junho

Atração do Natal

O Bosque Zaninelli também é um dos locais mais famosos do Natal de Curitiba. Além de uma árvore de Natal ricamente decorada, o espaço teve, em 2023, um espetáculo tecnológico de projeção de imagens no paredão e lúdicas embarcações percorrendo o lago.

Serviço
Bosque Zaninelli
Endereço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h

Anterior Pinhais é destino de pacote turístico de agência de viagem
Próximo Escola de Colombo recebe mais de R$ 4 milhões de investimentos em reforma

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *