O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa-PR), realizou 1.026 atendimentos na primeira parada da Carreta Saúde da Mulher, em São José dos Pinhais, na semana passada. A ação integra a Campanha Paraná Rosa 2025 e reuniu também pacientes de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande. A unidade móvel percorrerá 54 cidades, ofertando consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama, tireoide e colo do útero.

Em São José dos Pinhais foram feitos 749 exames: 175 mamografias, 451 ultrassonografias e 123 papanicolaus. Após os procedimentos, 277 mulheres tiveram consultas com clínico geral, que repassou orientações sobre resultados e possíveis tratamentos. O acompanhamento seguirá sob responsabilidade das secretarias municipais de Saúde.
“A Carreta Saúde da Mulher teve uma grande adesão em São José dos Pinhais e região. Agora seguimos para outros municípios, com o objetivo de levar atendimento para perto da população, prevenindo doenças e salvando vidas”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
PRÓXIMAS CIDADES
Até sábado (27), a unidade atende mulheres de Cerro Azul, Adrianópolis e Doutor Ulysses, na Praça Monsenhor Celso, em Cerro Azul. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento pelas prefeituras.
A lista de municípios beneficiados foi ampliada com a inclusão de Pinhalão, Santana do Itararé, Andirá, Barra do Jacaré, Nova Londrina e Farol, totalizando 54 cidades paranaenses.
PARANÁ ROSA 2025
A iniciativa faz parte da 7ª edição do Paraná Rosa, que promove ações de conscientização, prevenção, autocuidado e acesso a serviços de saúde da mulher, especialmente no combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.
Entre as atividades programadas está a Corrida da Vigilância em Saúde, em Curitiba, que busca mobilizar a sociedade, incentivar a prática esportiva e dar visibilidade à luta contra o câncer de mama.
Outra ação será a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que retrata a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir a doença. O longa será exibido em 60 municípios, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria da Cultura, seguido de bate-papos sobre prevenção.