CCR VENCE LEILÃO DO LOTE 3 COM DESCONTO DE 26,6% E INVESTIRÁ R$ 16 BILHÕES EM OBRAS E SERVIÇOS


CCR venceu o leilão do Lote 3, garantindo desconto tarifário e investimento bilionário nas rodovias do Paraná. Foto: Jonathan Campos/AEN
CCR venceu o leilão do Lote 3, garantindo desconto tarifário e investimento bilionário nas rodovias do Paraná. Foto: Jonathan Campos/AEN

Em uma disputa acirrada, a CCR S.A. foi a vencedora do leilão do Lote 3 do programa de concessões rodoviárias do Paraná, realizado nesta quinta-feira (12), na sede da B3, em São Paulo. Com um desconto de 26,6% sobre a tarifa de referência (R$ 0,14596), a empresa se comprometeu a investir R$ 16 bilhões em melhorias e operações ao longo de 569 quilômetros de rodovias. O trecho conecta Londrina, Curitiba e o Porto de Paranaguá, atravessando 22 cidades do estado.

A disputa atraiu quatro empresas, e o resultado final foi definido em lances a viva-voz. A CCR ofereceu a maior redução tarifária após 22 rodadas de lances. Segundo o governador Ratinho Junior, o leilão simboliza avanço na infraestrutura estadual: “Estamos garantindo segurança e qualidade a um custo justo, sem demagogia ou falsas promessas.”

O contrato prevê a construção de contornos rodoviários em Apucarana, Califórnia e Ponta Grossa, duplicações importantes como na Rodovia do Café (BR-376) e melhorias em trechos da PR-445 e PR-323. A previsão é que as principais obras sejam concluídas nos primeiros anos da concessão, que tem vigência de 30 anos. Serão implantados sistemas modernos de monitoramento, como câmeras OCR e o modelo de pedágio eletrônico Free Flow.

Para garantir o cumprimento das obrigações contratuais, a CCR deverá aportar cerca de R$ 1 bilhão como garantia de execução das obras, conforme destacado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. O projeto também irá gerar 143 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

O Lote 3 é parte de um pacote de concessões rodoviárias do Paraná, que abrange mais de 3,3 mil quilômetros de estradas divididas em seis lotes. Desde o fim do antigo Anel de Integração, em 2021, o estado desenvolveu um modelo inovador que combina rodovias federais e estaduais com ampla concorrência e maior segurança jurídica para garantir a execução das obras e serviços contratados.

Entre as principais intervenções previstas estão a duplicação de 52,58 quilômetros da BR-376 entre Mauá da Serra e Ponta Grossa, incluindo o Contorno Norte e o Contorno Leste em Ponta Grossa. Em Apucarana, o Contorno de Apucarana vai conectar a BR-369 à BR-376, e o Contorno de Califórnia vai ligar trechos da BR-376. Há ainda a construção de uma área de escape na Serra do Cadeado, na altura do km 305 da BR-376, um dos trechos mais críticos em termos de acidentes. 

Outro ponto de destaque é a previsão de migrar o sistema de cobrança convencional para o modelo de livre passagem (Free Flow), que elimina as praças físicas de pedágio, promovendo maior fluidez e economia para os motoristas. Além disso, o sistema de Desconto de Usuário Frequente (DUF) irá beneficiar motoristas que utilizam o mesmo trecho diversas vezes ao mês, com redução acumulativa nas tarifas.

O leilão do Lote 6, previsto para o dia 19 de dezembro, também será realizado na B3 e envolve investimentos de R$ 20 bilhões para a concessão de 662 quilômetros de rodovias. Os lotes 4 e 5 serão ofertados em 2025, completando o plano estadual de infraestrutura que deve mobilizar mais de R$ 60 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.

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