Chamada online e formação continuada: as novidades do ano letivo na rede municipal de ensino


A menos de uma semana do início do ano letivo na rede municipal de ensino, marcado para o dia 1º de março, a Secretaria Municipal de Educação vai aos poucos informando os procedimentos e novidades implantados.

Como já anunciado anteriormente, as aulas seguirão o modelo remoto, já adotado em 2020, com o envio de materiais pedagógicos para serem aplicados em casa. “Estamos preocupados com o bem estar e prevenção de todos. Nosso planejamento para o ano de 2021 foi norteado em manter em segurança todos, por isso adotamos o calendário para o início de março. Além disso, também preparamos um cronograma que irá atender os 200 dias letivos, com diversidade de atividades e com cooperatividade e empenho dos nossos profissionais da SEMED à disposição das instituições e das famílias”, afirmou o secretário e vice-prefeito, Professor Alcione.

Entre as novidades para 2021 está a formação continuada dos profissionais envolvidos nos processos educacionais. De acordo com o poder público, estão sendo realizados desde o início de fevereiro, cursos de formação aos profissionais da educação que irão atuar nas escolas municipais. As capacitações devem ser mantidas no decorrer do ano letivo e possuem o intuito de orientar o novo formato de didáticas e metodologias de ensino a serem desenvolvidos, buscando fortalecer o vínculo com as famílias.

Nesta semana, por exemplo, todos os profissionais que atenderão nas escolas, estão sendo recepcionados pelos coordenadores e diretores, para uma formação sobre as metodologias e didáticas do chamado ensino híbrido, que é uma possibilidade estudada para aplicação no segundo semestre, de acordo com o avanço ou regressão da pandemia no município.

Outra novidade criada é o livro de chamada online, que neste primeiro momento será aplicado em sete escolas: Escola Municipal André Nadolny, Escola Municipal Antonio André Jhonsson, Escola Municipal Arlindo Andretta, Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha, Escola Municipal Heitor Villa Lobos, Escola Municipal Jardim Ana Maria e Escola Municipal Santa Fé. “Os profissionais já foram orientados sobre como utilizar essa nova ferramenta e logo ampliaremos para todas as escolas municipais”, explicou a coordenadora do ensino fundamental da SEMED, Luciana das Neves da Silva.

Anterior Polícia Civil da Sede prende duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas no Monte Castelo
Próximo Associação Mauá recebe prefeito, secretários municipais e presidente da Comec em reunião com empresários