CHUVAS INTENSAS RETORNAM AO PARANÁ NO FERIADO, COM RISCO DE TEMPORAIS NO OESTE


Nebulosidade predomina em Curitiba e Litoral, enquanto o Interior registra temperaturas mais altas antes da volta das chuvas no domingo. Foto: Ricardo Marajó/Prefeitura de Curitiba

Após uma semana marcada por fortes precipitações em diversas regiões, o Paraná volta a ter instabilidade no domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. De acordo com o Simepar, há risco de temporais principalmente na faixa Oeste do Estado, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h.

Entre segunda (6) e quinta-feira (9), os volumes de chuva foram expressivos em diferentes regiões do Paraná. Antonina registrou 74,2 mm, Guaraqueçaba 66,6 mm, Palmas 38,8 mm e Curitiba 31,4 mm. Em Cornélio Procópio, apenas nesta semana choveu 15,4 mm, valor que supera todo o acumulado de setembro.

SEXTA-FEIRA DE INSTABILIDADE E TEMPERATURAS AMENAS

Nesta sexta-feira (10), as chuvas se espalham do Leste ao Litoral, com menor intensidade em parte do Norte. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, as pancadas são irregulares pela manhã, mas se tornam mais consistentes à tarde. Devido à nebulosidade, as temperaturas não ultrapassam 20°C na Capital, no Litoral e em Ponta Grossa. No Interior, a máxima pode chegar a 26°C.

No sábado (11), o sol volta a aparecer na Capital, ainda de forma tímida, com temperaturas próximas a 20°C. Em outras regiões, como o Norte e o Oeste, as máximas podem alcançar 30°C e 28°C, respectivamente. O Litoral segue com tempo encoberto e possibilidade de chuvisco.

DOMINGO DE TEMPORAIS E VENTOS FORTES

A situação se agrava no domingo (12), com a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. A instabilidade começa pela faixa Oeste, Sudoeste e Noroeste, com risco de temporais, trovoadas e rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h. Ao longo do dia, o mau tempo avança para o Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral, mas com menor intensidade.

O tempo volta a ficar firme em todo o Estado apenas na terça-feira (14). Até lá, o Simepar reforça a importância de atenção da população, especialmente nas áreas mais afetadas.

 

Anterior FORMAÇÃO DE DIRETORES EM COLOMBO REFORÇA AÇÕES PARA GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NOS CMEIs
Próximo VERT BATTLE 2025 LEVA OS MELHORES SKATISTAS DO PAÍS AO GINÁSIO DO TARUMÃ