Após uma semana marcada por fortes precipitações em diversas regiões, o Paraná volta a ter instabilidade no domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. De acordo com o Simepar, há risco de temporais principalmente na faixa Oeste do Estado, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h.
Entre segunda (6) e quinta-feira (9), os volumes de chuva foram expressivos em diferentes regiões do Paraná. Antonina registrou 74,2 mm, Guaraqueçaba 66,6 mm, Palmas 38,8 mm e Curitiba 31,4 mm. Em Cornélio Procópio, apenas nesta semana choveu 15,4 mm, valor que supera todo o acumulado de setembro.
SEXTA-FEIRA DE INSTABILIDADE E TEMPERATURAS AMENAS
Nesta sexta-feira (10), as chuvas se espalham do Leste ao Litoral, com menor intensidade em parte do Norte. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, as pancadas são irregulares pela manhã, mas se tornam mais consistentes à tarde. Devido à nebulosidade, as temperaturas não ultrapassam 20°C na Capital, no Litoral e em Ponta Grossa. No Interior, a máxima pode chegar a 26°C.
No sábado (11), o sol volta a aparecer na Capital, ainda de forma tímida, com temperaturas próximas a 20°C. Em outras regiões, como o Norte e o Oeste, as máximas podem alcançar 30°C e 28°C, respectivamente. O Litoral segue com tempo encoberto e possibilidade de chuvisco.
DOMINGO DE TEMPORAIS E VENTOS FORTES
A situação se agrava no domingo (12), com a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. A instabilidade começa pela faixa Oeste, Sudoeste e Noroeste, com risco de temporais, trovoadas e rajadas de vento que podem atingir até 70 km/h. Ao longo do dia, o mau tempo avança para o Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral, mas com menor intensidade.
O tempo volta a ficar firme em todo o Estado apenas na terça-feira (14). Até lá, o Simepar reforça a importância de atenção da população, especialmente nas áreas mais afetadas.