Ciclone deixa rastro de Destruição no Estado do Paraná


Informação: AEN

Após dois dias de trabalho ininterrupto, as equipes da Copel conseguiram restabelecer o fornecimento de energia de 97% dos consumidores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Paraná desde a tarde de quarta-feira (12).  

No momento, 23.564 consumidores estão sem energia em todo o Estado. Desses, 19.266 se concentram na região Leste (formada por Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), a mais afetada pelos estragos causados por descargas atmosféricas e ventos de mais de 90 km/h. Atualmente, os municípios com maior número de consumidores desligados são Morretes, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Guaratuba.  

Restam 1.739 serviços emergenciais para serem atendidas em todo o Paraná. A Região Leste concentra 1.007 casos – quase 60% do total – e o Litoral, 272 atendimentos em andamento. Ao todo, desde o início, os estragos causados pelo temporal provocaram mais de 5 mil serviços emergenciais em todo o estado, a maior parte já resolvida.  

Os trabalhos de conserto e reconstrução de parte da rede continuarão ao longo do final de semana. Cerca de 200 profissionais estão em deslocamento do Interior para o Leste do Estado e vão reforçar as equipes nos reparos. A gravidade dos danos à infraestrutura elétrica, bem como a mata fechada, áreas de difícil acesso e trechos bloqueados, dificultam os trabalhos dos eletricistas. 

Ao todo, mais de 1.700 profissionais foram mobilizados para atender os 700 mil consumidores que, em algum momento, chegaram a ser afetados pelo temporal de grandes proporções. Cada serviço representa um problema diferente que as equipes precisam identificar e reparar. Alguns são mais complexos, como a substituição de postes, e podem exigir algumas horas de trabalho.

Para mais informações: www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.  

Deixe sua sugestão de pauta, e vamos junto fazer o JC Metropolitano para todos!

Anterior Domingo Pet para adoção de Cães em Quatro Barras
Próximo Curso de depilação gratuito em Pinhais inscrições começa terça-feira (18)