A conquista do primeiro lugar do Ideb pela rede estadual do Paraná no Ensino Médio contou com a importante participação dos colégios da Polícia Militar do Paraná (CPM). Os dois primeiros lugares do ranking geral foram ocupados pelas unidades de Cornélio Procópio e de Londrina, com índices de 6,7 e 6,3, respectivamente. A média do Estado, melhor entre as redes estaduais do País, foi de 4,6.
No ranking do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º anos), o Colégio da Polícia Militar Coronel PM Felippe de Sousa Miranda, de Curitiba, foi o principal destaque, com índice de 7,4. Nos anos finais do Fundamental, a rede estadual de ensino ficou no 4º lugar no País com o índice de 5,2, apenas 0,1 atrás de Ceará, São Paulo e Goiás, os três primeiros com 5,3.
Também no ranking do Fundamental (anos finais), a terceira colocação, com nota de 6,9, foi do 2º Colégio da Polícia Militar, de Londrina. A unidade, que está em funcionamento desde 2017, tem aproximadamente 780 alunos e é dirigida pelo major Juarez Saldanha Machado. Já com nota de 6,7 na sexta posição do ranking ficou o 3º CPM, de Cornélio Procópio.
Além dessas unidades, o Estado tem unidades em União da Vitória, que ficou entre as 20 melhores notas do fundamental anos finais (6,5), Maringá, entre os 20 melhores do médio com nota de 5,7, Foz do Iguaçu e Pato Branco.
O CPM é um estabelecimento de ensino regular, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). A rede funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos é por meio de teste seletivo.