Colombo abre inscrições para o Programa Bolsa Atleta


A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude (SEMEC) inicia as inscrições para o Programa Bolsa Atleta a partir desta quarta-feira, 1º de dezembro. 

Para participar do programa e receber os benefícios previstos na Lei 1.019/2007, que instituiu o Bolsa Atleta no âmbito do município de Colombo, os interessados devem comprovar a obtenção de índices oficiais em competições federadas nas categorias Atleta Estadual, Atleta Nacional, Atleta Internacional e Atleta Olímpico.

Os atletas que tiverem suas solicitações de Bolsa devidamente aprovadas pela Comissão Municipal do Esporte, garantirão os valores mensais correspondentes ao que estabelece a Lei. Ou seja, atletas medalhistas no principal campeonato paranaense da sua categoria, ou nos jogos oficiais ou ainda que tenham sido convocados para a Seleção Paranaense de sua respectiva modalidade serão enquadrados na categoria Estadual e receberão bolsa de 100 Reais. Na categoria Nacional serão observados os mesmos critérios e o valor mensal será de 200 reais. Na categoria Internacional será concedido para os convocados para a Seleção Brasileira em eventos internacionais o valor de 300 Reais . Por fim, na categoria Olímpico e Paralímpico para atletas classificados ou convocados para Jogos Olímpicos, Paralímpicos ou campeonatos mundiais, o valor mensal será de 400 reais. As inscrições vão até o dia 1º de janeiro de 2022. Para mais informações, acesse prefeitura.colombo.pr.gov.br.

Defasagem

A lei aprovada em 2007, que instituiu o Bolsa Atleta, possui uma clara defasagem em sua redação, principalmente em relação aos valores. Não está prevista qualquer atualização, ou seja, não importa a inflação ocorrida no período, o valor segue o mesmo. O que um atleta compraria com R$ 100 em 2007 e o que ele pode comprar em 2021, em um momento de grave crise econômica? É urgente e necessária uma discussão ampla para que uma nova legislação voltada ao esporte colombense seja levada à votação pela Câmara Municipal, seja por iniciativa de um dos vereadores ou do próprio Executivo Municipal. 

Anterior Semifinal da Copa 40 Anos da Liga promete grandes duelos
Próximo Cultura anuncia vencedores da 1ª Mostra Arte no Ponto