COLOMBO AVANÇA NA TECNOLOGIA E INAUGURA NOVA ERA COM O 1º FÓRUM DE INOVAÇÃO


Durante o evento, o público acompanhou palestras, painéis temáticos, pitches de startups e apresentação de pesquisas científicas. Fotos: Rogério Duarte/Jornal de Colombo

O município de Colombo deu um passo decisivo rumo ao futuro com a realização do 1º Fórum de Inovação, nesta quinta-feira (18), na sede da Embrapa Florestas. O evento reuniu poder público, instituições de ensino, empresários e empreendedores em torno de soluções tecnológicas e novos negócios, destacando o lançamento do programa Inova+Colombo.

Entre os destaques, esteve o lançamento do Inova+Colombo, programa que pretende modernizar serviços públicos. Fotos: Rogério Duarte/Jornal de Colombo

Durante o evento, o público acompanhou palestras, painéis temáticos, pitches de startups e apresentação de pesquisas científicas. A programação foi marcada pelo espírito colaborativo e pela valorização das ideias locais, consolidando Colombo como um polo emergente de inovação.

Entre os destaques, esteve o lançamento do Inova+Colombo, programa que pretende modernizar serviços públicos e criar oportunidades para o desenvolvimento de soluções inteligentes. No encerramento, startups incubadas na Grape Tech apresentaram seus projetos em pitches que já despontam no mercado.

GRAPE TECH: UM AMBIENTE DE COLABORAÇÃO

A Grape Tech, incubadora vinculada ao IFPR, é o primeiro Habitat de Inovação de Colombo. O espaço foi criado para estimular o empreendedorismo, a pesquisa científica e tecnológica, unindo empresas, instituições de ensino e poder público em um ecossistema sustentável e colaborativo.

Para o prefeito Helder Lazarotto, a inovação exige mais do que infraestrutura tecnológica: “Se queremos gerar empregos, precisamos capacitar nossa gente. Assim, atraímos empresas e preparamos os cidadãos para ocupar esses espaços.”

O secretário de Planejamento, Inovação e Tecnologia, Ademir Garcia, destacou o avanço: “Colombo vive um momento em que a inovação se torna protagonista. Nosso objetivo é valorizar as ideias que nascem aqui e criar condições para que elas cresçam no próprio município.”

APOIO DE PARCEIROS

Startups incubadas na Grape Tech apresentaram seus projetos em pitches que já despontam no mercado. Fotos: Rogério Duarte/Jornal de Colombo

Alfredo Lopes Júnior – Diretor da Associação Comercial Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo – ACIC, destacou a parceria no empreendimento.
“É uma grande satisfação que nós estamos aqui hoje no primeiro Fórum de Inovação. A caminhada até aqui foi bastante longa, feita a muitas mãos. Esse desenvolvimento teve envolvimento direto do Sebrae, do Instituto Federal do Paraná, da Associação Comercial Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo e de outras entidades da prefeitura. Conseguiremos reter talentos em nossa cidade, e esse investimento fará com que a região seja cada vez mais geradora de renda e empregos.”

O Prof. Ciro Bächtold – Diretor-Geral do IFPR Campus Colombo lembrou do início do projeto e disse que os frutos já começaram a aparecer. “Quando iniciamos esse trabalho, sabíamos da sua importância, mas precisávamos de parceria. Hoje, vemos que a semente foi plantada com carinho e dedicação. Este é um momento histórico: o nosso primeiro Fórum de Inovação mostra quantos frutos já começam a surgir e quanto Colombo ainda vai se orgulhar de todas essas iniciativas.”

UM FUTURO PROMISSOR

O 1º Fórum de Inovação de Colombo foi promovido pelo Ecossistema de Inovação Grape Tech, com apoio da Prefeitura de Colombo, IFPR, Sebrae, ACIC e Embrapa Florestas, reunindo autoridades, empreendedores e especialistas que reforçaram a importância de investir em conhecimento, parcerias e tecnologia.

Anterior Gestão amadora ameaça futuro da advocacia no Brasil
Próximo Novas regras do BPC-LOAS em 2025 trazem mudanças na reavaliação de beneficiários