Colombo firma convênio com o programa Pedala Paraná


Em evento realizado na sede da Paraná Esportes, na manhã desta terça-feira, 10, o prefeito Helder Lazarotto assinou termo de convênio para a inclusão de Colombo no Pedala Paraná, um programa de Cicloturismo que visa fortalecer e estimular os cidadãos na prática desta modalidade e fomentar o turismo regional.

Durante a solenidade, Helder Lazarotto não representou apenas o município de Colombo, mas também, de forma simbólica, representou os prefeitos de outras cidades que aderiram ao Pedala Paraná. “Em Colombo é crescente o número de adeptos deste esporte. Centenas de cicloturistas visitam o nosso Circuito Italiano de Turismo Rural e a nossa Gruta do Bacaetava. Quero agradecer ao Governo do Paraná através do nosso superintendente de Esportes, Helio Wirbiski, pelo incentivo aos municípios através de um programa que marca o retorno do esporte na vida das pessoas, neste período, que queremos, seja o de pós-pandemia”, disse em pronunciamento.

O prefeito foi acompanhado pelo diretor de Esportes do município, Marcelo Nunes Monteiro e do diretor executivo da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, José Luiz Binotto.

O programa

O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.

Serão 80 ciclorrotas em todo o Estado, sendo que deste total, 48 (em 47 municípios, inclusive Colombo) já foram definidas.

O Governo do Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, o site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas. “As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente Helio Wirbiski.

O vice-governador Darci Piana, também participou do evento. “O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o Estado, com o esporte promovendo a saúde e o turismo oferecendo lazer e movimentando a economia”, afirmou.

Pedala Solidário

Com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, também foi anunciado o Pedala Solidário, no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis marcará a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Anterior Indústria paranaense cresce 17,9% em 2021
Próximo Escola de Gestão de Colombo firma parceria com Escola de Saúde do Paraná