Colombo inaugura seu primeiro hospital


O governador em exercício Darci Piana, o prefeito Helder Lazarotto, o vice Professor Alcione e a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, participaram na manhã desta segunda-feira, da inauguração do novo Hospital São Rafael Arcanjo. O complexo hospitalar, antes chamado de Santa Casa de Colombo, foi arrematado em leilão e recebeu investimentos de cerca de R$ 28 milhões. Ele está localizado no centro da cidade e foi adquirido em 2020, pelo grupo G5 Health.
Após um período de grandes obras e ampliações físicas, a Unidade conta com mais de 3.800 m² de área construída e dispõem de ambulatório com 10 consultórios que atenderão mais de 15 especialidades médicas, 04 salas cirúrgicas altamente equipadas, 75 leitos, Laboratório de Análises Clínicas, Pronto Atendimento e um amplo Centro de Diagnóstico com equipamentos modernos, onde possibilitará a realização de diversos exames como: Tomografia, Mamografia, Raio X, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Densitometria Óssea, Holter, Mapa, Endoscopia e Colonoscopia.

Neste primeiro momento abrirá para atendimentos ambulatoriais de especialidades e exames, via consultas particulares e convênios com planos de saúde. Os gestores do São Rafael Arcanjo já iniciaram tratativas com a Prefeitura de Colombo e o Governo do Estado para credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Quando estiver com funcionamento pleno, oferecerá até 280 empregos diretos. Quando contemplado, será possibilitado o atendimento de mais de 5.000 mil atendimentos ao mês, sendo 40% voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde) e 60% para o público privado.
“Estamos muito felizes com a abertura desse, que é o primeiro hospital do nosso município, depois de mais de 10 anos. Possui uma estrutura moderna, bem equipada, que vai contribuir muito para a Saúde de nossa Região. Uma grande conquista para todos nós colombenses”, completou a superintendente do novo Hospital, Sabrina Strapasson.

Piana destacou que a reabertura de um local marcado pelos cuidados com a saúde é parte da estratégia de fazer de Colombo referência no atendimento médico de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Ele lembrou que o Estado está investindo R$ 20 milhões na construção do Hospital Geral de Colombo. A obra já foi licitada, atravessa fase final de contestação e, não havendo questionamentos jurídicos, deve começar em novembro, com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Colombo, que não tinha nenhum hospital, vai passar a contar com dois. Importante entregar para a população não só da cidade, mas como de toda a Grande Curitiba um serviço médico de referência. O São Rafael Arcanjo e o Hospital Geral de Colombo, juntos, transformarão a saúde da cidade”, afirmou Piana. “Queremos fazer do Paraná o melhor lugar do País para se viver. Mas não existe qualidade de vida se não houver cuidado com a saúde, por isso a importância desses investimentos em Colombo”.

De acordo com um dos sócios proprietários da Instituição, Plínio Schmidt, toda estrutura foi projetada pensando em garantir a comodidade e segurança, tanto do paciente quanto de seu acompanhante, proporcionando um ambiente agradável, prático e acolhedor. “Vamos trabalhar muito para oferecer a todos que precisarem dos serviços, excelência médica hospitalar e eficiência no atendimento, colocando sempre à frente a ética e o respeito à vida”, destacou o empresário.

O prefeito Helder Lazarotto, parabenizou toda equipe pela conquista e comprometimento com a saúde pública. “Esse novo complexo fortalecerá o atendimento prestado à população. Estamos trabalhando muito para agilizar a finalização do processo licitatório do nosso Hospital Geral para tão logo, iniciarmos a construção da unidade. Colombo precisa e merece”, finalizou.

Para o sócio proprietário José Fernando Denardi, hoje foi iniciada uma nova história. Sucinto em seu discurso, Denardi afirmou que “após muito trabalho e energia dispendidas, batizamos a instituição com o nome do arcanjo São Rafael, que significa um curador divino”.

PRESENÇAS

Participaram da inauguração os deputados federais Felipe Francischini e Ney Leprevost; o vice-prefeito de Colombo, Alcione Giaretton; a vice-presidente da Câmara Municipal de Colombo, Dolíria Strapasson; e a secretária municipal da Saúde, Marilda Zanoni; além de lideranças da cidade.

Anterior Programa Nota Paraná fez milionários em 25 municípios do Estado desde 2020
Próximo 8º Fórum de Nishan sobre Civilizações Mundiais: uma experiência cultural imersiva que mostra o charme de Shandong