Colombo melhora indicadores, mas segue em posições baixas em ranking de ‘cidades inteligentes’


Nesta semana foi divulgado o ranking Connected Smart Cities 2021, realizado pela empresa Urban Systems, que avalia os 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, aplicando notas a 75 indicadores de 11 eixos temáticos.

Os eixos temáticos são: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. A pesquisa é realizada desde 2015 e nesta edição o Paraná foi o segundo estado com mais cidades entre as Top 100 cidades inteligentes do país, com nove municípios. As cidades paranaenses que figuram no ranking geral são Curitiba (3º lugar nacional), Maringá (25º), Londrina (34º), Apucarana (41º), Foz do Iguaçu (44º), Cascavel (50º), Pato Branco (66º), Pinhais (74º) e Toledo (98º).

O município de Colombo, com quase 300 mil habitantes, ficou fora do Top 100. Entre as cidades da Região Sul, Colombo ficou na 79ª colocação, subindo quatro posições em relação ao ranking do ano passado. A nota para o município também melhorou, subindo de 24,87 do ano passado para 26,20 deste ano. O item melhor avaliado no município foi Urbanismo. O item com pior avaliação em Colombo foi Mobilidade.

Considerando apenas as cidades paranaenses participantes da avaliação, Colombo ficou na 30ª posição de 36 municípios, mesma colocação obtida no ranking de 2020.

Anterior Linha metropolitana de Colombo será integrada às estações Fagundes Varela e PUC
Próximo Colombo estreia no Paraná Bom de Bola