Segundo levantamento do Detran-PR, Colombo já conta com 161.110 veículos ativos, liderada por automóveis, motocicletas e caminhonetes. O crescimento da frota traz novos desafios para a mobilidade urbana e reforça a importância de políticas públicas voltadas à segurança viária.
Os automóveis lideram a frota com 97.168 unidades, seguidos pelas motocicletas (26.768) e caminhonetes (12.533). No total, 127.717 veículos são de passageiros e 151.715 pertencem à categoria particular. Outro dado que chama atenção é a idade dos veículos: mais de 63 mil têm entre 11 e 20 anos de uso, o que reforça a necessidade de políticas de manutenção e fiscalização.
DESAFIOS DA MOBILIDADE

O aumento e a diversidade da frota refletem diretamente nos desafios da mobilidade urbana, do trânsito e da infraestrutura da cidade. Para enfrentar essa realidade, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Trânsito e Ordem Pública, atua para promover um trânsito mais seguro e eficiente.
Em setembro, dentro das ações da Semana Nacional de Trânsito 2025, foi inaugurada a nova sede da Secretaria de Trânsito e Ordem Pública, na região do Maracanã. O tema da campanha deste ano, “Desacelere, seu bem maior é a vida”, reforça a importância da redução da velocidade e da atenção especial com motociclistas, que já representam quase 27 mil veículos ativos no município.
GESTÃO ESTRATÉGICA
De acordo com o secretário Professor Alcione, a proximidade com a população é fundamental para o trabalho.
“Nossa missão é gerir, fiscalizar e disciplinar o tráfego de veículos e pedestres, assegurar o cumprimento da legislação de trânsito e promover a segurança viária por meio de sinalização, educação e fiscalização. Estar mais perto das pessoas é fundamental para alcançar esses objetivos”, destacou.
O levantamento reforça a relevância de Colombo dentro da Região Metropolitana de Curitiba. O município, que apresenta crescimento contínuo da frota particular, precisa investir em infraestrutura e ações educativas para reduzir riscos e melhorar a qualidade da mobilidade.