O ano de 2022 foi muito especial para o esporte colombense. Foi feita a retomada das atividades físicas por parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SEMEC), com uma profunda estruturação de seu departamento de esportes. As reformas de campos, ginásios, quadras sintéticas e canchas de areia, totalizando mais de 40 equipamentos, e investimentos em novos materiais esportivos, também marcaram este ano que se encaminha para o fim.
As novas ações transformaram o esporte em Colombo. Foram reestruturadas as escolinhas esportivas municipais das modalidades: voleibol, futsal masculino e feminino, atletismo, além do futebol de campo, onde foram ativados novos núcleos. Também foram implantadas novas modalidades dentro de nossos ginásios, como a dança, treinamento funcional e mini tênis.
O esporte passou a incluir a terceira idade trazendo novas possibilidades para nossos idosos, como a dança, a ginástica e pela primeira vez o Esporte para a terceira idade, participando pela segunda vez consecutiva dos Jogos da Integração dos Idosos, evento este que reúne mais de dois mil idosos de todo o estado, na cidade de Guaratuba.
Segundo o secretário da SEMEC, Ratinho Gotardo, este ano ficará para a história. “É uma alegria muito grande ver os frutos de tanto trabalho de toda a nossa equipe. Certamente todos estão motivados e felizes, já mirando um 2023 ainda melhor”, afirmou.
Nos colégios foi criada a Copa Craques da Escola, proporcionando a participação dos alunos em competição interna dos colégios estaduais do município, onde foram atendidas mais de 3000 crianças.
Além disso, foram realizados contraturnos escolares nas modalidades de atletismo, futsal e voleibol, fazendo com que nossos jovens tenham a oportunidade de conhecer novas práticas esportivas e permanecer por maior tempo dentro do ambiente escolar.
“Investir no esporte é investir em saúde, qualidade de vida e oportunidade de transformação de histórias”, destacou Ratinho Gotardo. “Esta é uma área repleta de exemplos de pessoas que saíram de situações pesadas, de alta vulnerabilidade, e mudaram não só sua história como a de suas famílias e amigos. Para o município de Colombo, esporte é coisa séria e tratado como uma das prioridades”, enalteceu o secretário.
Todo este investimento já está refletindo nas conquistas das equipes colombenses. O município recuperou a hegemonia no cenário metropolitano, sendo campeão pela primeira vez em quatro modalidades distintas dos jogos abertos do Paraná: Futebol, Futsal Masculino e Feminino e Voleibol. Com isso, Colombo se tornou cidade paranaense com mais títulos conquistados numa mesma edição.
No atletismo as conquistas atravessaram as nossas fronteiras, além dos títulos estaduais, Colombo atingiu o pódio em competições nacionais e sul-americanas.