Comédia “The Mango Tree” estreia em setembro no Teatro José Maria Santos


A comédia, que trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular através do humor, da ironia e do deboche, será apresentada de 5 a 22 de setembro – Imagem: Vitor Dias/CCTG

A temporada de estreia da peça “The Mango Tree” (em português: “A Árvore de Manga”) será no Teatro José Maria Santos, de 5 a 22 de setembro, com ingressos gratuitos. A comédia escrita e dirigida por Leonarda Glück trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular através do humor, da ironia e do deboche.

A trama é protagonizada por três mulheres com diferentes personalidades: uma escritora decadente, uma aspirante a atriz de Hollywood e uma ex-atriz pornô cleptomaníaca. Elas se encontram para uma festa que nunca acontece. Interpretadas por Flávia Imirene, Katia Horn e Saravy, as personagens retomam memórias do passado enquanto protegem um pomar onde há um grande pé de mangas.

Com forte inspiração no teatro do absurdo, em especial Eugène Ionesco e o brasileiro Qorpo Santo, o texto foi originalmente escrito por Glück em 2004 e agora, 20 anos depois, a dramaturga retoma o material e lhe dá nova roupagem, fazendo referência à cultura pop dos anos 1990 e também dos dias de hoje.

Para Leonarda, a situação mundial é a maior referência à proposta da peça. “O teatro do absurdo acabou ignorado no decorrer da história teatral, e eu acredito que não há nada mais absurdo que os dias atuais, que são um prato cheio para a dramaturgia nacional”, afirma.

A visualidade da peça foi concebida a partir das cores e tonalidades das mangas – o laranja, o verde e o roxo. O cenário e figurinos seguem a mesma proposta de cores como resultado de diálogo profundo entre a cenógrafa Guenia Lemos e as figurinistas Fabianna Pescara e Renata Skrobot. Somam-se ainda a artista Jo Mistinguett, na criação da trilha original, e os iluminadores Nadja Naira e Wagner Corrêa. A direção de movimento fica por conta de Katia Drumond.

A montagem integra o projeto Dramaturgia TransCuritibana, uma parceria entre a artista Leonarda Glück e a Pomeiro Gestão Cultural – que produz a peça – para fomentar a presença de pessoas trans no cenário teatral e dramatúrgico de Curitiba. O projeto contempla ainda um laboratório de dramaturgia para pessoas trans, leituras públicas e a publicação de um e-book com trechos dos textos produzidos pelos participantes.

Serviço:
“The Mango Tree” – Comédia
Temporada de 5 a 22 de setembro
Quarta a sexta às 20h. Sábados às 16h e 20h. Domingos 16h e 19h
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – Centro – Curitiba
Ingressos Gratuitos. retirada a partir de 1 hora antes no teatro
Classificação: 16 Anos I Sujeito à lotação

Anterior Defesa Civil mantém monitoramento em cidades atingidas por fogo em São Paulo
Próximo TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *